Ad Home

Últimas

Os raros períodos de equilíbrio na história da Bundesliga

Por Alexander Rodrigues

Com o Bayern de Munique abocanhando a Bundesliga ano após ano, muita gente afirma que o Campeonato Alemão é de um time só, que no máximo o Borussia Dortmund e, mais recentemente, o RB Leipzig, conseguem dar algum trabalho para o gigante bávaro.

E MAIS: Conheça a história do "Meisterschale", a salva de prata que o campeão da Bundesliga levanta

A questão é que se voltarmos no tempo, podemos perceber que o Bayern dificilmente fica mais de dois anos sem levantar a Salva da Prata. E esses períodos são tão curtos que resolvemos falar sobre eles nesse post.

A Bundesliga foi fundada na temporada 63/64 e, junto com ela, o maior período de equilíbrio na distribuição dos troféus ano a ano.

O primeiro campeão foi o Colônia, que terminou com seis pontos de vantagem para o vice Duisburg e com a dupla Karl-Heinz Thielen e Christian Müller somando 31 gols.

Em 64/65, o Colônia não conseguiu manter o pique da remada e ficou três pontos atrás do campeão Werder Bremen. No terceiro ano, a cidade de Munique levantou a glória pela primeira vez e não foi através do Bayern, que estreou na Bundesliga naquela temporada, terminando em terceiro.

Coube ao Munique 1860 levar o primeiro troféu para a Baviera, terminando 3 pontos à frente dos rivais e do Borussia Dortmund. Friedhelm Konietzka, Peter Grosser e Rudolf Brunnenmeier somaram incríveis 59 gols no título dos leões de 65/66.

A temporada 66/67 viu mais um time diferente ser coroado rei da Alemanha. Agora foi a vez do Eintracht Braunschweig, campeão com dois pontos de vantagem para o Munique 1860, que viu escapar o sonho do bi. Lothar Ulsaß foi o artilheiro dos campeões, com 15 gols.

A temporada 67/68 viu o título retornar para a Baviera, só que não foi para o 1860 e nem para o Bayern. Ele veio através do Nuremberg, que arrematou a Bundesliga com 3 pontos de vantagem para o Werder Bremen, contando com 25 gols de Franz Brungs e 18 de Heinz Strehl.

Esse foi o maior período de equilíbrio na Bundesliga, pois a partir do primeiro título do Bayern em 68/69, se deu início a uma era onde bávaros e Borussia Mönchengladbach se revezavam como campeões.

Isso durou nove anos até que o Colônia levasse o bi em 77/78, seguido pelo primeiro caneco do Hamburgo na temporada seguinte.

Aí surgiu mais um desequilíbrio: o Hamburgo começou a fazer frente para o Bayern e, entre 79 e 83, somente essa dupla soltou o grito de campeão na Alemanha.

O Stuttgart chegou a quebrar essa corrente, levando sua primeira glória na temporada 83/84, mas foi só uma exceção, pois nos próximos três anos consecutivos os Bávaros levaram a Salva de Prata.

O Werder Bremen ganhou sua segunda Bundesliga em 87/88, seguido por mais um bi consecutivo do Bayern em 88/89 e 89/90 e, a partir daí, se deu o segundo e último período em que a liga viu três campeões diferentes em três anos seguidos.

O Kaiserslautern evitou o tri do Bayern acabando 3 pontos à frente dos bávaros. Stefan Kuntz foi o goleador do time campeão com 11 gols anotados naquela campanha da temporada 90/91.

Na 91/92 o troféu foi para as mãos do Stuttgart, que levou seu bicampeonato ao terminar empatado com o Borussia Dortmund, se sagrando campeão pelo saldo de gols. Fritz Walter foi o artilheiro do campeão e da competição com 22 gols.

O tri do Werder Bremen em 92/93, muito ajudado pelos 17 gols do neozelandês Wynton Rufer, veio através de sofrimento, pois os verdes terminaram um pontinho à frente do Bayern.

Essa foi a última vez na história que a Bundesliga teve três campeões diferentes em anos seguidos, pois depois desse período o Bayern nunca ficou mais de dois anos sem ganhar o título alemão.

E a partir daí é que o Borussia Dortmund surgiu como um time que chegou a incomodar o Bayern, sendo bicampeão seguido em duas oportunidades.

Desde o final desse período, das 27 edições seguintes da Bundesliga, os bávaros ganharam 18, sendo oito títulos consecutivos entre as temporadas 12/13 e 19/20.

Tags: Bundesliga, Campeonato Alemão, Futebol Alemão, Alemanha

Um comentário:

  1. In "Layered Deliciousness: A Guide to Crafting the Perfect Lasagne," we'll take you on a culinary journey through the origins of lasagne, tracing its roots back to ancient Greece and exploring how it evolved into the beloved dish we know and love today. From its humble beginnings as a simple layered pasta dish to its status as a culinary icon enjoyed around the world, lasagne has captured the hearts and appetites of food lovers everywhere.
    traffic lawyer greensville va

    ResponderExcluir