Ad Home

Últimas

Mascotes dos clubes da Alemanha

Confira abaixo os mascotes dos principais times do futebol alemão. Dos mais tradicionais, Werder Bremen, Mainz, Darmstadt e Augsburg não possuem um personagem que representam o clube, enquanto Colônia e Eintracht Frankfurt são os únicos que têm animais de verdade como mascote.

Emma (Borussia Dortmund)
Desde 2005
Por ser um clube aurinegro, nada melhor do que uma abelha como representante. O nome Emma vem do atacante Lothar Emmerich, que vestiu a camisa do BVB entre 1960 e 1969. Emma tem 2,25 metros de altura e usa a camisa 9, em referência ao ano de fundação do Borussia Dortmund, 1909.

Hennes (Colônia)
Desde 1950
O bode Hennes (neste caso, uma cabra) é a mascote mais velha da Bundesliga. No longínquo ano de 1950, um circo doou o primeiro animal ao Colônia. O atual já é o oitavo da história e reside no zoológico da cidade, sempre marcando presença à beira do gramado nos jogos do time em casa.

Berni (Bayern de Munique)
Desde 2004
O urso bávaro é o sucessor de Bazi, um garoto de calça de couro, nariz redondo e orelhas de abano que era o mascote do Bayern. Berni tem até uma música própria, entoada sempre pelos torcedores na Allianz Arena, e deixa claro em seu Facebook oficial que seu padrinho é Bastian Schweinsteiger.

Erwin (Schalke)
Desde 1994
Ao contrário da maioria dos clubes, Erwin é a figura de um ser humano. O mascote do Schalke lembra a tradição mineira da região de Gelsenkirchen, cidade do clube - ele é cabeçudo, tem um nariz grande e usa um pequeno boné azul.

Attila (Eintracht Frankfurt)
Desde 2005
As asas da águia Attila têm uma envergadura que podem chegar a até 2 metros. A ave nascida em 2004 pesa cerca de quatro quilos e participa de todos os jogos da equipe em casa, sobrevoando o estádio antes da partidas, levando a torcida ao delírio.

Hermann (Hamburgo)
Desde 2003
Por que o Hamburgo tem um dinossauro como mascote? Por ser o único clube a disputar todas as edições da Bundesliga desde quando ela foi fundada, em 1963. Daí o apelido "dinossauro da Bundesliga". O nome vem de Hermann Rieger, um massagista que ficou no time por mais de 20 anos.

Brian (Bayer Leverkusen)
Desde 2004
A figura do leão está no escudo do clube e também no brasão da cidade, por isso é o mascote perfeito para o Bayer Leverkusen. "Brian, o Leão" tem 1,95 metro de altura e usa o número 4 às costas, em referência ao ano de fundação do clube, 1904.

Schanzi (Ingolstadt)
Desde 2011
O dragão vermelho tem esse nome por causa da expressão "Schanzer", apelido de quem mora na cidade e também torce para o clube. O número da camisa do mascote é o 4, em alusão a 2004, ano de fundação do Ingolstadt. Schanzi tem 2 metros de altura.

Wölfi (Wolfsburg)
Desde 1997
O nome do lobo Wölfi vem do diminutivo de "Wolf", que significa justamente lobo em alemão. O mascote foi criado no ano em que o clube subiu para primeira divisão alemã e, atualmente, mede 1,95 metro de altura.

Herthinho (Hertha Berlim)
Desde 1999
Urso-pardo é o símbolo da cidade de Berlim e também mascote do Hertha. Mas o nome Herthinho não é familiar? Sim! O nome é uma homenagem ao Brasil, que usa o diminutivo nos nomes dos jogadores (Marcelinho, Fabinho, Juninho, etc). O urso brasileiro berlinense tem 2,35 metros de altura.

Füchsle (Freiburg)
Desde 2009
A simpática raposa tem esse nome porque Fuchs quer dizer justamente raposa em alemão, e Füchsle é o diminutivo. O Freiburg foi fundado em 1904, por isso o número da camisa do mascote é 4.

Jünter (Borussia M'gladbach)
Desde 1965
O potro Jünter tem 2,10 metros de altura e foi criado ainda na década de 60, quando o Borussia M'gladbach chegou à elite alemã pela primeira vez. O mascote acompanha as partidas no estádio desde 1998 e seu nome é uma referência a Günter Netzer, que atuou por 10 anos no clube.

Bulli (RB Leipzig)
Desde 2009
O touro é o animal característico da marca de bebidas Red Bull, que comanda o clube, por isso ficou sendo o mascote - o RB significa, na verdade, RasenBallsport. O nome Bulli foi escolhido pelos torcedores do Leipzig.

Hoffi (Hoffenheim)
Desde 2004
O simpático alce, desde quando foi nomeado mascote do Hoffenheim, nunca se ausentou de uma partida do time. Hoffi tem 2 metros de altura.

Fritzle (Stuttgart)
Desde 1992
O crocodilo foi eleito mascote do clube suábio em votação feita entre torcedores em um programa de TV da cidade. E o nome, dizem, é uma homenagem ao lendário Fritz Walter, ídolo do futebol alemão.

Betzi (Kaiserslautern)
Desde 1998
O Kaiserslautern tem um diabo vermelho como mascote, até para amedrontar os adversários que vão jogar no caldeirão do Fritz-Walter-Stadion.

Leo (Braunschweig)
Desde 2007
O leão de cabelo azul e amarelo é o mascote do clube que foi um dos fundadores da Bundesliga, na década de 60. Leo tem 2 metros de altura.

Ritter Frankie (Nuremberg)
Criação não informada
O cavaleiro Ritter Frankie representa o Nuremberg, clube da região da Baviera, homenageando toda nobreza alemã da região sul do país.

Willi (Karlsruher)
Desde 2006
O javali selvagem teve seu nome escolhido em eleição feita com torcedores.

Ennatz (Duisburg)
Criação não informada
A zebra azul do Duisburg recebeu esse nome para homenagear o ex-jogador Bernard Dietz, que fez história com a camisa do clube e tinha o apelido de Ennatz.

Holli (Paderborn)
Desde 2009
O rato leva a cor azul, a mesma do clube.

Eddi (Hannover)
Desde 2013
Um cachorro apareceu de repente nos corredores do estádio do Hannover, cachorro de verdade mesmo, e a diretoria resolveu instituir o animal como mascote do clube. Para escolher o nome, cinco opções foram dadas e a torcida escolheu Eddi.

Lauzi (Energie Cottbus)
Criação não informada
O menino Lauzi tem esse nome porque o clube fica localizado na região de Lausitz (ou Lusácia), na antiga Alemanha Oriental. Ele usa boné e tem sardas no rosto.

Lohmann (Arminia Bielefeld)
Desde 2006
Lá na década de 20, um búfalo invadiu o gramado na cidade de Bielefeld. Ele pertencia ao fazendeiro Bauer Lohmann. E por esse contexto histórico, o mascote do Arminia ficou sendo o animal e com o nome do seu dono.

9 comentários:

  1. Um das melhores reportagens que já li aqui no Alemanha FC !

    ResponderExcluir
  2. Sou torcedor do BAyern, mas o mais legal é o Fritzle (Stuttgart) !

    ResponderExcluir
  3. gente a alemanha já ta classificada para a copa 2018 recado: miiller sou sua fã tenho o sonho de te conhecer

    ResponderExcluir
  4. Muller meu sonho é conhecer você

    ResponderExcluir
  5. Muito bom. Por que os mascotes foram criados há pouco tempo (pós ano 2000)? Não havia mascotes anteriormente ou foram atualizados?

    ResponderExcluir