Ad Home

Últimas

Qual lição a seleção alemã de futebol pode tirar com as seleções de basquete, handebol e hóquei?

A seleção alemã de futebol segue sem técnico desde a demissão de Hansi Flick no final de semana passado. Na vitória diante da França, o coordenador da DFB, Rudi Völler, foi quem comandou a equipe, mas ele não será efetivado.

O nome mais cotado para assumir a Mannschaft é o de Julian Nagelsmann, que está sem trabalhar desde sua saída do Bayern de Munique, no mês de março.

Muitos questionam por qual motivo a Federação Alemã não dá chances para um treinador estrangeiro. O francês Zinedine Zidane e o holandês Louis van Gaal, por exemplo, chegaram a ser ventilados pela imprensa nos últimos dias.

Ao longo da história, foram 11 treinadores no comando da seleção alemã, nenhum nascido fora do país. Todos eles alemães.

Não seria agora a hora? 

Exemplos de sucessos esportivos dentro da própria Alemanha não faltam. Isso porque as seleções nacionais de basquete, hóquei no gelo e handebol obtiveram excelentes resultados recentes com técnicos estrangeiros no comando.

No último final de semana, a seleção alemã de basquete conquistou o título mundial com uma impecável campanha de 8 vitórias em 8 partidas disputadas. E o treinador é o canadense Gordon Herbert.

Na semifinal, inclusive, os germânicos eliminaram os Estados Unidos, recheado de craques da NBA. E na grande decisão, triunfo diante da Sérvia.

E Herbert ainda teve que contornar uma crise durante o torneio. No intervalo da partida contra a Eslovênia, ele e o armador Dennis Schroder discutiram de forma mais ríspida, com direito a empurrão, mas a confusão não abalou o time para a sequência da competição.

Já a equipe nacional de hóquei no gelo também é comandada por um canadense: Harold Kreis. No último mês de maio, o treinador levou o time à medalha de prata no Mundial, a primeira medalha da modalidade na Alemanha em 70 anos.

Já o handebol masculino alemão conquistou o título europeu em 2016 sob o comando do treinador islandês Dagur Sigurdsson. E o técnico atual da equipe é Alfred Gíslason, também da Islândia.

Resta saber se o futebol alemão também vai se render a nomes estrangeiros para voltar às glórias. A Eurocopa já é no ano que vem. E o último título da Mannschaft na competição foi no século passado, na Euro de 1996.

5 comentários:

  1. A crise no futebol alemão não é de hoje, ela se arrasta desde 2014, logo após a conquista da copa no Brasil, pode-se colocar um marco no amistoso realizado ainda em 2014, onde perdeu em casa para a vice Argentina por 4x2! Como.pode um recém campeão do mundo ser goleado há poucos meses de uma conquista deste porte? De lá pra cá o futebol alemão, de clubes e a seleção acumularam vexames, o bayern de munique chegou a ser eliminado pelo "submarino amarelo" numa champions! Não creio que a mudança de treinador seja o ponto de inflexão na curva descendente atual! Acho que o problema é muito mais profundo, diria estrutural, pois a DFB precisou chegar praticamente no fundo do poço para tomar ua medida que deveria ter sido feita ao final da copa do Katar! Esta geração já se mostrou dispersa e com pouca capacidade técnica! Há sem dúvida alguns poucos talentos, mas boa parte dos jogadores são meramente regulares, alguns dos integrantes atuais da seleção alemã não jogariam em outras seleções, sendo que em seus próprios clubes não são protagonistas. Este atual cenário evidencia que a seleção atual tem um limite e este é claramente inferior as demais seleções postulantes a títulos, seja no cenário europeu ou mundial. A prova disto é qie hoje a Alemanha teria dificuldades sérias contra adversários de segundo nível do futebol mundial, comi se tem visto na prática nos ultimos anos! O último amistoso contra a França foi um resultado enganoso. Em relação a times há sempre a possibilidade de reforçar o elenco com contratações, inclusive de jogadores estrangeiros, entretanto no caso da seleção, tem-se que dispor dos nacionais e aí, no presente, a geração não está a altura da camisa! Portanto, não creio que a mudança de treinador vá, no curto prazo, trazer a Alemanha para o seu patamar de conquistas. Será necessário tempo! Será muito difícil a Alemanha chegar bem na Eurocopa, no esporte não há mágica, há menos de um ano desta competição, a seleção não tem nem treinador, nem um time competitivo! É de se pensar como o futebol alemão chegou neste ponto!

    ResponderExcluir
  2. Fortune Ox - jogo do touro que ganha dinheiro fortune-ox.com.br é uma experiência única e emocionante que vai além dos tradicionais jogos online. Com um tema envolvente e atraente, o jogo cativa os jogadores com sua atmosfera divertida e animações de alta qualidade. Além disso, a oportunidade de ganhar dinheiro de verdade enquanto se diverte é um atrativo irresistível. O design sofisticado e os recursos inovadores do jogo proporcionam uma experiência imersiva e dinâmica, mantendo os jogadores entretidos por horas a fio. Não há dúvida de que Fortune Ox é a escolha perfeita para aqueles que buscam entretenimento de qualidade e a chance de aumentar seus ganhos. Experimente agora mesmo e aproveite toda a diversão e emoção que só esse jogo pode oferecer.

    ResponderExcluir
  3. Quanto ao Fortune Ox, é aconselhável experimentar primeiro a versão de demonstração gratuita do jogo, por exemplo em https://fortuneox.top/ . Isto permitir-lhe-á elaborar uma estratégia individual do jogo e contar com um bom rendimento no futuro.

    ResponderExcluir
  4. O Fortune Ox - um jogo de ganhar dinheiro no fortune-ox.games - é super legal e diferente dos jogos online normais. Com um tema legal e desenhos muito bons, o jogo prende a atenção com diversão e imagens legais. E o melhor, dá pra ganhar dinheiro de verdade enquanto se diverte, o que é demais. O jeito como o jogo é feito e as coisas novas que tem deixam a experiência muito legal, mantendo a diversão por um tempão. Se você quer se divertir de verdade e ter a chance de ganhar mais, experimenta agora e curte toda a diversão desse jogo!

    ResponderExcluir

  5. Pessoal, estou completamente animado com o Fortune Tiger! É uma verdadeira sensação, repleto de diversão e a oportunidade de ganhar prêmios incríveis. Perdi a noção do tempo jogando e a diversão é tão envolvente que simplesmente não consigo parar! Não percam a chance de explorar essa experiência única em https://jogo-de-tigre.com/. Venham se divertir e ganhar com a gente também!





    ResponderExcluir