Ad Home

Últimas

Um doloroso déjà-vu: Alemanha perde da República Tcheca e precisa de milagre na Euro sub-21

Por Heverton Torres

O ano era 2004. O lugar, Lisboa, Portugal. A atual vice-campeã mundial precisava vencer para seguir na competição, mas não resistiu àquela que é considerada a melhor geração tcheca de todos os tempos. Até saiu na frente com Ballack, mas tomou a virada com gols de Heinz e Baroš e deu adeus à Eurocopa 2004, após um orgulhoso empate com a Holanda e um vergonhoso empate com a Letônia. Em 2023 em Batumi, o placar se repetiu e o filme quase. 

Após um começo de jogo em que a equipe claramente dava sinais de nervosismo (vide cartões de Krauß e Keitel), o adversário logo mostrou que sabia pressionar e recuperar a bola. E assim o fez aos 33 minutos: uma rápida escapada de Kusej pela esquerda encontrou o centroavante Sejk, que empurrou a bola para o fundo das redes sem goleiro.

A Alemanha Sub-21, que pouco havia criado, tendo assustado apenas em um chute de longe de Vangnomann e em uma bela cobrança de falta de Stiller, teria que correr atrás no segundo tempo. 

Três mudanças no intervalo deixaram a equipe mais ofensiva: os amarelados Krauß e Keitel e um improdutivo Ngankam deram lugar a Alidou, Martel e Weiper respectivamente. Mesmo assim, as jogadas não fluíam. A República Tcheca cozinhava o jogo até que uma boa troca de passes achou Stiller na entrada da área, que finalizou bonito, cruzado, para vencer o goleiro Jaros.

A Alemanha cresceu, mas esbarrou em uma catimbeira e segura atuação tática da República Tcheca. Mas a chamada “Bola Vadia” resolveu aparecer aos 42 do 2º tempo. E decidiu entrar no gol da Alemanha. Após um escanteio pela esquerda, a bola rebatida caiu nos pés do zagueiro Vitik, que contou com um desvio para vencer o arqueiro Atubolu, dando números finais a partida.

Na pressão, a Alemanha Sub-21 ainda criou chances com Schade e Weißhaupt, mas os contornos de dramaticidade vieram mesmo com duas cabeçadas erradas do capitão Yann Bisseck e com a presença do goleiro Atubolu na área no finalzinho. Pouco. Final, 2 x 1 para a República Tcheca.

Agora, a Alemanha Sub-21 precisa de praticamente um milagre para se classificar: vencer a Inglaterra, 100% na competição, e torcer para Israel vencer a República Tcheca e ainda ficar na frente do saldo de gols, já que um empate entre eles deixaria a Alemanha empatada com a República Tcheca (em caso de vitória sobre os ingleses), mas ficaria fora devido ao primeiro critério de desempate que é o confronto direto.

O que mais teve na rodada?

Pelo grupo A, dois empates: a zebra passou de novo e fez a Geórgia empatar com a Bélgica nos últimos minutos após estar perdendo por 2 x 0. Holanda x Portugal ficaram no empate de 1 x 1 que não aliviou a situação de ninguém.

No grupo B, só resta definir a primeira colocação: Espanha e Ucrânia venceram seus jogos por 1 x 0 contra Croácia e Romênia respectivamente e decidirão o primeiro lugar do grupo na última rodada.

No grupo da Alemanha, a Inglaterra venceu Israel por 2 x 0 e confirmou a classificação.

No D, Itália venceu a Suíça por 3 x 2 (após estar vencendo por 3 x 0) enquanto uma modificada França jogou para o gasto e venceu a Noruega pelo placar mínimo, ficando muito próxima da classificação. 

Auf Wiedersehen.

Nenhum comentário