Ad Home

Últimas

Atitude inédita na Bundesliga para respeitar o Ramadã

Por Carlinhos Novack

O duelo entre Augsburg e Mainz 05 foi interrompido no meio da última semana para que o zagueiro e capitão do Mainz, o francês de origem malinesa Moussa Niakhaté, fizesse seu desjejum após o término do Ramadã — jejum diário entre o nascer e o pôr do sol feito por muçulmanos, que inclui a não ingestão de água; em 2022, irá de 1º de abril a 1° de maio. Esta é a primeira vez na história da competição em que a equipe de arbitragem interrompe uma partida por esse motivo.

Em jogo válido pela 26ª rodada da Bundesliga, na última quarta, aos 20 minutos do segundo tempo, o árbitro Matthias Jollenbeck interrompeu o jogo, e Niakhaté se dirigiu até a sua área, onde o goleiro Zentner lhe entregou uma garrafa d’água e outros suplementos líquidos do tipo energético.

A atitude, então inédita, abriu precedente para outras paradas similares em jogos da Bundesliga. Na vitória do RB Leipzig por 3 a 0 sobre o Hoffenheim, no último domingo, o árbitro da partida, Bastian Dankert, interrompeu a partida e deu ao francês de origem guineana Mohamed Siamakan alguns minutos para que ele pudesse se hidratar.

A medida havia sido liberada pela Federação de Futebol da Alemanha recentemente. Lutz Michael Fröhlich, diretor geral de comunicações do Comitê de Arbitragem da Alemanha, disse, na última segunda, que "não há instruções gerais a esse respeito", e que "apoiamos nossos árbitros, permitindo tais pausas para beber durante o Ramadã, a pedido dos jogadores".

Na última rodada, logo após esse jogo, o Augsburg foi até o Allianz Arena e perdeu para o Bayern de Munique por 1 a 0, já na próxima partida enfrenta o Hertha Berlim em casa no próximo Sábado, 10h30 da manhã. Já o Mainz que no último sábado viajou até Colônia e perdeu para o time da casa por 3 a 2, enfrenta o Stuttgart em casa, também no Sábado às 10h30.

Confira a próxima rodada completa da Bundesliga:

SÁBADO

Freiburg x Bochum

Mainz 05 x Stuttgart

Borussia Dormund  x Wolfsburg

Augsburg x Hertha Berlim

Borussia Monchengladbach x Colônia

DOMINGO

Arminia Bielefeld x Bayern de Munique

Hoffenhein x Greuther Fürth

Union Berlin x Eintracht Frankfurt

Bayer Leverkusen x RB Leipzig

Nenhum comentário