Ad Home

Últimas

Ligapokal: A Alemanha já teve a sua Copa da Liga; conheça a história e os campeões

Por Alexander Rodrigues

Em muitos países pela Europa é comum que haja a Copa Nacional, administrada pela Federação local, e uma Copa da Liga, que é de responsabilidade da liga de clubes do país.

Clique aqui e confira os títulos dos clubes alemães

Geralmente, esse tipo de competição é uma oportunidade de dar rodagem para os jovens, um troféu a um pequeno ou até mesmo salvar a temporada de um time grande.

Como se sabe, a Alemanha possui apenas uma Copa, a DFB-Pokal, mas é bom lembrar que o país germânico já teve a sua Copa da Liga e o interessante é que ela era diferente do formato de outras nações.

Conhecida como DFL-Ligapokal, a Copa da Liga Alemã teve a sua primeira edição na temporada 72/73, devido ao atraso do início da Bundesliga por causa das Olimpíadas em Munique.

As equipes da temporada anterior da Bundesliga foram somadas a algumas da Regionalliga totalizando 32, que foram divididas em 8 grupos de 4, onde o 1º avançava às quartas de final.

E o campeão foi o Hamburgo, que bateu Eintracht Braunschweig e Schalke 04 para chegar à final e despachar o Borussia Mönchengladbach, com um sonoro 4×0 no Volksparkstadion.

Depois dessa edição, se passaram 24 anos até que o torneio voltasse à vida, mas com um formato mais acanhado, como se fosse uma Supercopa com mais times.

Antes de começar a temporada 97/98, a Copa da Liga Alemã retornou com 6 times: os 6 primeiros da Bundesliga anterior, que já incluía o campeão da última Copa da Alemanha, o Stuttgart.

Bayern e Stuttgart, por terem sido campeões da Bundesliga e Copa da Alemanha, respectivamente, esperaram na semifinal enquanto os piores colocados se matavam em uma fase preliminar.

O Karlsruher, que havia terminado em 6º na Bundesliga anterior, bateu o 2º (Leverkusen), enquanto o 3º (Dortmund) derrotou o 5º (VfL Bochum). No final o título ficou com os bávaros, que despacharam Dortmund na semi e Stuttgart na final.

O Bayern repetiu a dose nas edições de 98, 99 e 2000, derrotando Stuttgart, Werder Bremen e Hertha Berlin na sequência. Nas edições de 2000 e 2001, os berlinenses comemoraram com um bi seguidinho, com Marcelinho Paraíba e o finado Alex Alves brilhando.

O Hamburgo conseguiu o seu bi na edição de 2003 batendo o Borussia Dortmund. Na de 2004 tivemos uma mudança pela primeira vez na história da competição nessa nova fase.

O Dortmund, 6º colocado na temporada anterior, não pode participar do torneio por estar envolvido na disputa da extinta Taça Intertoto, mesma situação do 7º, Schalke, e do 8º, Hamburgo. Então, a vaga caiu no colo do 9º, Hansa Rostock, que saiu logo de cara para o Bayern, que levou seu 5º caneco.

Em 2005, o Schalke 04 conquistou a competição pela primeira vez, assim como o Werder Bremen fez no ano seguinte. Na 12ª edição, em 2007, o torneio disse adeus.

Essa edição de despedida, aliás, foi bem pitoresca, pois o Nuremberg, representante campeão da Copa da Alemanha, era um time de 2ª divisão e para completar a própria Federação Alemã decidiu dar uma vaga para o campeão da Bundesliga 2 no torneio, que no caso foi o Karlsruher.

O Bayern levou o hexa dessa última edição ao bater o Schalke 04 na final.

A Copa da Liga Alemã não foi continuada para o ano seguinte, pois a Eurocopa de 2008 não deixaria espaço no calendário, impossibilitando assim sua realização.

Depois de também não acontecer em 2009, ficou claro que o calendário, cada vez mais congestionado do futebol, não possibilitava uma DFL-Ligapokal e ela acabou sendo extinta.

Você gostaria de ver a Copa da Liga Alemã de volta? Nesse formato ou nos moldes da Copa da Liga Inglesa, por exemplo?



Um comentário: