Ad Home

Últimas

Proximidade, equilíbrio e raízes idênticas – Revierderby, a mãe de todos os clássicos alemães

Duelo que une duas cidades que se abominam: Gelsenkirchen e Dortmund

Por Igor Tonetti
(@Igor_Tonetti)

Em todos os lugares do mundo, quando se fala em futebol, há um clássico. Ora sendo de rivais locais, ora de grandeza, todo país em que a bola rola pelos gramados, existe um Derby. Na Alemanha não é diferente, aliás, é no país germânico que a palavra é usada da melhor forma.

Geograficamente, o território alemão foi "criado" para clássicos, com times muito próximos (territorialmente) uns dos outros. Entretanto, nenhum confronto prende mais a atenção do que Borussia Dortmund e Schalke 04. Com apenas 30 km separando duas das principais equipes do país, e um rio interligando-as, não se pode esperar nada menos do que uma guerra.


Antes de falarmos do jogo, vamos à história das equipes. Além da proximidade das cidades, o ano de criação de ambas é muito próximo, sendo o Schalke de 1904, enquanto o Dortmund de 1909. Os azuis reais foram criados por estudantes, já os aurinegros por um grupo de jovens católicos, na antiga Prússia.

Inclusive, o nome Borussia remete à extinta região, muito conhecida no século 19.

Se em campo há diferenças gritantes, historicamente (e também gritante) há semelhanças. A cidade de Gelsenkirchen foi fundada por trabalhadores de indústrias mineradoras. Do mesmo modo em que Dortmund abrigava trabalhadores de empresas de aço. Logo, a mão operária sempre foi presente na vida das duas equipes.


Mas, os triunfos ficavam apenas de um lado: o dos mineradores. De 1936 até 1942, os azuis conquistaram sete títulos, atraindo a atenção de um personagem bastante conhecido historicamente: Adolf Hitler. Inclusive, há relatos de que a equipe de Gelsenkirchen recebeu ajuda financeira do partido alemão, na época, se tornando ainda mais poderoso.

Se por um lado, um time tinha o suposto apoio do líder da nação, do outro nem tanto. Após a instauração do nazismo na Alemanha, muitas instituições tiveram que ser comandadas pelo exército e por Hitler. Contudo, os prussianos não "arredaram o pé", batendo de frente contra o poder.

Jogadores do Schalke fazendo saudação nazista nos anos 30

Infelizmente, a luta foi em vão, fazendo com que a Gestapo (polícia secreta nazista) assassinasse boa parte dos fundadores, controlando, assim, a equipe.

Após o fim da guerra, e com o país devastado, o poder e o dinheiro que o Schalke tinha, foi perdido. Ou seja, era o "início do fim" de um comando azul nas pelejas germânicas. Foi aí que, em 1947, o primeiro título viria a Dortmund. Os aurinegros venceram os azuis reais por 3 x 2 e conquistaram seu primeiro torneio, a Copa da Vestafália. Dando início ali à uma das maiores rivalidades mundiais.


A vitória fez com que a hegemonia azul saísse da Alemanha, apimentando ainda mais o confronto. De lá pra cá, internacionalmente, os amarelos e pretos foram superiores. Além de vencer a Champions League, também foi o primeiro time alemão a conquistar um torneio europeu. Enquanto o lado azul, ainda está na fila para conquistar a Europa.

Realmente, não é uma partida qualquer. Há muita coisa em jogo. Dignidade, hegemonia e o comando da região. O Revierderby, claramente, é a mãe de todos os clássicos. O ódio é tanto, que torcedores preferem vencer o clássico a ser campeão. A questão deixa de ser futebol e vira obsessão.

Nenhum comentário