Ad Home

Últimas

BMW vai comprar 8,33% das ações do Bayern de Munique, que receberá 800 milhões de euros

Maior campeão da Bundesliga, o Bayern de Munique está prestes a rechear seus cofres com uma senhora fortuna. De acordo com informações da revista alemã "Manager Magazin", a montadora de carros BMW vai comprar 8,33% das ações do clube e pagar a bagatela de 800 milhões de euros (R$ 3,5 bilhões na cotação do dia).

Esses papeis, atualmente, pertencem à Audi, outra montadora que adquiriu essa porcentagem em 2011 pelo valor de 90 milhões de euros, num contrato válido até 2025. Com a entrada da BMW comprando as ações da Audi, esse acordo será quebrado o quanto antes (a expectativa é que até 2021 tudo seja concluído).


Os 800 milhões de euros que o Bayern receberá da BMW é correspondente a uma parceria de 10 anos - ou seja, 80 milhões de euros por temporada. Hoje, o clube recebe anualmente 30 milhões de euros da Audi.

O que contou a favor da BMW é o fato de os conselheiros do Bayern verem com bons olhos uma parceria com a marca por conta da sede estar na própria cidade de Munique, no estado da Baviera, mesma região onde fica o clube.

A Audi também é da Baviera, mas da cidade de Ingolstadt.


Um outro motivo para que o Bayern quisesse fazer essa troca de empresas montadoras é que a Audi faz parte do grupo Volkswagen, marca que esteve envolvida em um escândalo de falsificação de resultados de emissões de poluentes em motores a diesel em 2015.

A diretoria acredita que a imagem da marca ainda esteja prejudicada por esse fato.

Com a confirmação dessa troca, a BMW passaria a ter 8,33% das ações do clube, a Allianz outros 8,33% e a Adidas também 8,33%. Os 75% restantes pertencem aos sócios do clube, de acordo com a regra 50+1 da Bundesliga.

Um comentário: