Ad Home

Últimas

PES 2019 ou FIFA 19? Veja qual jogo você deve escolher

Todos os anos, os fanáticos por futebol enfrentam a mesma dúvida na hora de escolher um jogo: PES ou FIFA? Qual deles é o melhor? E agora, com a versão 2019, não é diferente. Como as duas franquias possuem um elevado nível de qualidade, a decisão fica cada vez mais difícil. Mas, não se preocupe. Compilamos diversos comentários de jogadores que testaram ambos os títulos e vamos resumir o que cada um tem a oferecer.

Saiba que, não vamos apontar um deles como favorito, porque a escolha é bastante pessoal para cada usuário. De toda forma, logo de início, podemos afirmar que um quesito decisivo pode ser os requisitos mínimos de FIFA 19 e PES 2019 para quem pretende rodar no PC. Felizmente, eles não exigem uma supermáquina!

Ah, e tem craque alemão que curte passar o tempo o videogame, como é o caso de Mesut Özil, que tem uma equipe em FIFA. Confira logo abaixo outros parâmetros que podem te ajudar na escolha do melhor jogo de futebol!

Realismo dos elementos

Aqui, destacamos os movimentos dos atletas no game. Os dois títulos oferecem uma boa dose de realismo, porém, PES traz jogadores um pouco mais “duros” que seu concorrente.

Ao mesmo tempo, a física da bola se aproxima bastante de uma partida de verdade. Segundo o Canal Tech, PES está mais realista, cadenciado e bonito. Outro ponto positivo para PES é em relação aos estádios e gramado, enquanto FIFA merece destaque para a torcida.


Jogabilidade

Temos neste quesito bons critérios que servem de desempate. FIFA 19 traz um ritmo mais lento que seu antecessor, exigindo uma abordagem mais técnica, de modo que privilegia a construção de jogadas.

Já PES 2019 permite que um usuário comum, familiarizado com games de futebol, consiga se divertir com mais facilidade. Isso não significa que o jogo seja simplista. Há recursos a serem dominados, como dribles e criações de jogadas, que são menos intuitivos que em FIFA.

Táticas

Os dois jogos refletem bem o impacto das táticas no campo. O título da Konami permite escolher filosofias de futebol e estilos que são vistos no mundo real. A opção da EA inova ao trazer um sistema de formação de time, que é mais dinâmico.

Ou seja, em PES, o efeito da tática traz mais efeito. Então, saiba que vale a pena perder alguns minutos utilizando o planejador tático. Aliás, há quem aproveite o recurso de tática dos jogos de futebol para criar simulações de jogos na vida real. Isso foi feito durante a Copa do Mundo, ajudando vários torcedores a criarem palpites certeiros. Se quiser arriscar esta estratégia, saiba que vale a pena buscar casas de apostas com bônus, como Betfair, para tentar um palpite. Como o sistema de PES e FIFA simulam as habilidades de cada equipe, fica mais fácil ter um parâmetro sobre o vencedor.


Equipes

Se você gosta de jogar com times brasileiros, saiba que PES é um prato cheio, porque conta com equipes licenciadas, além de trazer o Campeonato Brasileiro. Ou seja, pode escolher seu time do coração e partir para a vitória. Na demo, já é possível conferir o visual dos atletas do Brasil em PES.

Mas, se não fizer tanta questão disso, saiba que FIFA é mais completo,  de modo geral, porque traz uma vasta seleção de clubes licenciados e torneios, inclusive a Liga dos Campeões da Europa. Ele também traz vários modos de jogo, como o FIFA Ultimate Team (FUT) e o Jornada.

Em PES 2019, temos a Master Liga, que serve para administrar o clube, contratar jogadores e disputar títulos. O My Club é semelhante ao FUT do concorrente, onde mais de um usuário pode criar equipes e jogar em busca de moedas, no modo cooperativo.

Gráficos

FIFA faz uso da engine Frostbite, que cria efeitos de luz para um toque a mais de realismo. Destaque para as feições dos atletas e porte físico, bastante detalhados.

Os gráficos de PES são mais polidos, em relação à textura do gramado e aparência dos jogadores. Os estádios mostram os arredores do local, o que pode parecer bobagem, mas faz diferença porque cria um clima positivo durante as partidas.

2 comentários:

  1. Melhor matéria referente aos dois jogos que já ví, direta ao assunto e sem puxação de saco pra nenhum dos dois

    ResponderExcluir
  2. Uma entrada muito interessante. Sempre sonhei em ser gerente de futebol. Infelizmente, talvez a vida fosse diferente. Agora posso realizar meu sonho graças ao jogo Football Team. É um gestor de futebol online que lhe dá a oportunidade de se tornar o gestor do seu próprio clube de futebol composto por jogadores reais. Eu recomendo fortemente este jogo: https://footballteamgame.com/br

    ResponderExcluir