Ad Home

Últimas

Franz Beckenbauer será investigado por suborno

O Comitê de Ética da FIFA divulgou nesta terça-feira (22) que abrirá um inquérito para investigar Franz Beckenbauer por suborno durante o período que presidiu o comitê organizador da Copa do Mundo da Alemanha, em 2006.

O ex-jogador alemão é acusado de compra de votos para sediar o Mundial e a FIFA afirmou que, em suas primeiras pesquisas, os organizadores da candidatura alemã usaram de "conduta imprópria" - com possível pagamento e contratos indevidos - para conseguir o direito de receber o torneio na Alemanha. Além do Kaiser, a entidade máxima do futebol também investigará outros cinco envolvidos no escândalo.

O envolvimento de Beckenbauerfoi revelado quando a revista alemã Der Spiegel publicou que o comitê organizador da Copa de 2006 teria criado um "caixa dois" com 10,3 milhões de francos suíços (cerca de 9,2 milhões de euros) para comprar votos dos quatro representantes asiáticos no comitê executivo da Fifa, composto por 24 pessoas - que, de fato, votaram na Alemanha para sediar o Mundial.

Apesar de sempre ter negado a compra de votos, o Kaiser chegou a ser suspenso por 90 dias de quaisquer atividades ligadas ao futebol em 2014 pelo suborno e por se recusar a cooperar com as investigações. Além da investigação da FIFA, Beckenbauer também é alvo de uma investigação da Federação Alemã, junto com outros dirigentes alemães, pelo suborno envolvido no Mundial de 2006.

Nenhum comentário