Ad Home

Últimas

Efeito Urs Fischer: Mainz vence a terceira seguida na Bundesliga e se afasta da zona de rebaixamento

 Por Guilherme Costa

Reprodução: Facebook/ 1. FSV Mainz 05

De candidato a sensação a lanterna da Bundesliga, a vida do Mainz foi como um elevador despencando a toda velocidade para o solo, no início da atual temporada; o resultado da queda foi a saída do treinador Bo Henriksen em dezembro do ano passado. Desde então, a vida do 05ers se estabilizou e, melhor ainda, passou a ganhar contornos de redenção, graças a chegada de Urs Fischer.

Após anos de grandes feitos no modesto Union Berlin, o treinador suíço assumiu o comando do time da Renânia-Palatinado com a missão de livrar o Mainz da lanterna do campeonato alemão e do, até então, iminente rebaixamento. Tarefa difícil, que foi resolvida em oito jogos!

O último ato para sair da zona de rebaixamento foi no último sábado (7), contra o Augsburg, em partida válida pela vigésima primeira rodada da Bundesliga. Diante dos seus torcedores embalados pelo clima do conhecido carnaval local, o Mainz enfrentou outra equipe em ascensão e fez os 3 pontos conquistados serem mais valiosos — por ser um confronto direto da parte inferior da tabela.

"No geral, hoje não foi tão bom quanto nas últimas partidas, principalmente no primeiro tempo. Estivemos um pouco displicentes com a posse de bola e, às vezes, faltou espaço para as movimentações. Foi muito trabalho duro, mas depois do intervalo melhorou e ficamos mais ativos. O Augsburg foi o adversário forte que esperávamos. Do ponto de vista futebolístico, porém, ainda temos espaço para melhorar. No fim, tivemos nossas chances, assim como o Augsburg. Vamos levar essa vitória suada. Estou muito feliz.” Comentou Stefan Bell, que completou o seu jogo de número 300 pelo o5ers.

Efeito Nadiem Amiri (também)

Após ter se destacado pelo Hoffenheim e tido uma passagem discreta pelo Bayer Leverkusen, o meia de origem afegã chegou ao clube com a missão de retomar o destaque que a sua carreira esboçou. E ele conseguiu! Na temporada passada, o meia jogou tão bem pelo Mainz, que não só retornou a seleção alemã como virou presença frequente na lista de Julian Naglesmann.

Em 25/26, a liderança técnica foi pouco eficaz na primeira parte do campeonato. No entanto, isso mudou nas últimas rodadas com o jogador de 29 anos tendo marcado nos últimos cinco jogos pelo Mainz. Contra o Augsburg, o capitão foi o responsável por cobrar as duas penalidades que sacramentou a terceira vitória seguida do Mainz.

"O Nadiem manteve a calma em duas cobranças. Aqueles pênaltis foram difíceis de defender. Ele tem qualidade, consistência e compostura, e isso é muito importante. Estamos nos sentindo bem agora porque estamos fazendo boas partidas. Mesmo assim, ainda há coisas que precisamos discutir. As coisas estão indo bem e vamos continuar assim." Elogiou o diretor esportivo do Mainz, Niko Bungert.

Além da chegada de Urs Fischer e a fase artilheira de Nadiem Amiri, as recentes chegadas de Silas e Phillip Tietz também causaram um impacto imediato no outrora pobre ataque do Mainz, com a dupla já assumindo a titularidade da equipe.

Conseguindo chegar a décima quarta posição da tabela, a sequência na Bundesliga terá o Borussia Dortmund, Hamburgo e Bayer Leverkusen. Desafios complicados, que o Mainz poderá utilizar como atestado do seu novo momento!

Nenhum comentário