Ad Home

Últimas

Nordderby: após 8 anos, Hamburgo e Werder Bremen voltam a se enfrentar na Bundesliga

 Por Guilherme Costa





Muito se fala, por aqui no Brasil, da rivalidade entre Hamburgo e St. Pauli — rivais da cidade de Hamburgo. Mas pouco se fala da rivalidade entre Hamburgo e Werder Bremen (embora já tenha sido destaque numa série do site), as duas maiores equipes do norte da Alemanha. E, pela primeira vez em oito anos, o Nordderby será disputado num confronto válido pela Bundesliga, neste domingo, às 11:30 (horário de Brasília), no Volksparkstadion!

A expectativa para o clássico de número 111 (na Era Bundesliga) é grande, como pontuou o comandante dos donos da casa, Merlin Polzin: "não existem muitos duelos tão eletrizantes". Para além da tensão do próprio Derby, Polzin e companhia também terá de lidar com a frustração da eliminação da Copa da Alemanha nos pênaltis contra o Holstein Kiel, na última quarta-feira (3).

"Tínhamos um objetivo diferente na quarta-feira. Seria possível alcançá-lo, mas não conseguimos. Para mim, é importante que deixemos o jogo da copa para trás relativamente rápido na quarta-feira. Agora precisamos nos concentrar totalmente no domingo. A alegria do momento após o jogo contra o Stuttgart é significativamente maior do que a decepção de sermos eliminados da copa. Sinto isso na equipe. Quando uma das partidas mais tradicionais da história da Bundesliga se aproxima, você não se permite estar cansado de forma alguma, mental ou fisicamente."

Em partida válida pela décima rodada da Bundesliga, os Dinossauros buscarão a quarta vitória no campeonato para aumentar ainda mais a distância para as equipes próximas à zona de rebaixamento. Os 3 pontos, também, aproximaria o clube do seu rival — atualmente na décima posição, com 16 pontos.

Werder Bremen

Ao contrário do rival, o Werder Bremen descansou durante a semana, já que foi eliminado (novamente) da Copa da Alemanha para o Arminia Bielefeld, na primeira rodada da competição. A semana, então, foi marcada por treinos e expectativas para o jogo de amanhã.

“Estou muito animado com o que está por vir. Estou ansioso pelo jogo. Já participei de muitos clássicos na minha carreira, mas não posso fazer comparações. É por isso que estou tão ansioso e espero que vejamos um bom jogo.” Declarou o treinador do time, Horst Steffen!

Vindo de dois jogos sem vitórias, sendo que o último, contra o Colônia, os Verde-Branco sofreram o empate aos 92 minutos, Steffen e companhia almejam — claro, além da vitória no Derby — uma estabilidade para conseguir lutar, de fato, por uma vaga em competições europeias. A distância de 8 pontos para o Stuttgart, atualmente em oitavo lugar na tabela e na zona de classificação para a Conference League, poderia ser menor se o time não vacilasse contra o Heidenheim e Mainz.

Histórico recente

Embora este seja o primeiro confronto em oito anos na elite alemã, os dois times se enfrentaram recentemente. Mas numa outra Bundesliga. Na temporada 21/22 o Derby do Norte foi disputado na 2. Bundesliga, a segunda divisão alemã, com uma vitória para cada (ambas com o visitante saindo vitorioso).

Bakery Jatta estava nesses dois confrontos, sendo um dos titulares da equipe do time. Integrando o elenco dos Dinossauros desde a temporada 2016, o ponta também esteve no último confronto entre os rivais na Bundesliga, na temporada 17/18. O último ano foi complicado para o atacante gambiano, que ficou de fora da reta final da campanha de acesso à Bundes e do início da atual temporada devido a uma contusão. O retorno ao campo foi agridoce, uma vez que o jogador teve a felicidade de marcar um gol contra o Kiel na Copa da Alemanha, mas viu o time cair nos pênlatis.

Entre os únicos confrontos válidos pela segunda divisão alemã, o último na Bundesliga e a histórica sequência de confrontos válidos pela Copa da Alemanha, semifinais da Europa League (então Copa da UEFA) e Bundesliga — com a sorte sorrindo para o lado verde e branco —, o jogo de amanhã será outro grande marco na história do Nordderby!

Nenhum comentário