Ad Home

Últimas

Franken-Derby: Nuremberg recebe o Greuther Fürth na 15ª rodada da 2. Bundesliga

 Por Guilherme Costa



Antes do aguardado clássico entre Hamburgo e Werder Bremen, o futebol alemão terá o tão importante quanto Derby entre Nuremberg e Greuther Fürth, em partida válida pela décima quinta rodada da 2. Bundesliga. Nomeado como Franken-Derby, o clássico centenário chegará ao confronto de número 275.

 Histórias não faltam, mas o presente não tem sido nada agradável.

O último embate na elite alemã, a Bundesliga, foi na cada vez mais longínqua temporada 12/13 (com os dois times empatando no primeiro turno e o Kleeblätter vencendo o duelo no returno). Já na segundona, os embates têm sido contínuos — as equipes vem se enfrentando desde a temporada 19/20 — com o Greuther Fürth vencendo quatro jogos, o Nuremberg vencendo três e mais quatro empates, em 10 jogos. Em 24/25, entretanto, o Der Club saiu vitorioso nos dois jogos.

Para esta temporada, o confronto representa dois cenários extremamente distintos. Enquanto Nuremberg, comandado por Miroslav Klose, vem de quatro vitórias seguidas e sete jogos sem derrotas, o seu rival está na penúltima posição do campeonato, tendo perdido os dois últimos jogos. Tal crise resultou na demissão de Thomas Kleine após a derrota por 3 a 0 ante o Bochum.

Mas é aquilo: "Clássico é clássico, e vice-versa".

Heiko Vogel, novo comandante do Kleeblätter , sabe muito bem da atmosfera distinta de um clássico e ressaltou a importância do duelo em entrevista coletiva: "num dérbi, há muito mais em jogo. É um jogo especial, por isso quero encará-lo como um jogo de Copa". Ele também comentou sobre o trabalho feito a fim de melhorar o desempenho do sistema defensivo do time, que sofreu 37 gols em quatorze jogos:

"O foco foi claramente defender com a mentalidade correta. Precisamos da mentalidade, da garra, do desejo de defender o gol com todas as nossas forças; precisamos de todos para isso. A mentalidade de não querer sofrer um gol não é garantia de nada, mas precisa estar presente."

Para Klose e companhia, o foco é seguir subindo na tabela — além de conquistar a regularidade pouco presente sob o comando do maior goleador da história da Copa do Mundo. Mas é lógico que o destaque da coletiva e do jogo de amanhã está além dos 3 pontos ou no retrospecto recente do Derby:

“Claro que o aspecto emocional é importante, e podemos rever as imagens do ano passado. Mas o que aconteceu antes não conta em um clássico. Quando o árbitro apitar, temos que jogar bem e mostrar que queremos a vitória. Tudo se resume à nossa atitude, à nossa vontade de correr e a aproveitar o momento favorável.”

Rivalidade é o que não falta na Alemanha, e neste domingo teremos dois em sequência. Quem levará a melhor?

Nenhum comentário