Ad Home

Últimas

Número da nova camisa da seleção alemã remete a símbolo nazista, e Adidas vai retirar do mercado

Na última Data Fifa, a seleção alemã estreou seus novos uniformes da Adidas, feitos para disputa da Eurocopa deste ano.

Confira as novas camisas da Alemanha para Euro 2024

No duelo diante da França, a Nationalelf usou o modelo 1, de mandante, enquanto que na partida contra a Holanda, a equipe usou o modelo 2, rosa e roxo, de visitante.

Até aí, tudo bem. Mas a fonte escolhida para estampar o número da camisa vem causando polêmica.

Nos últimos dias, a Adidas recebeu uma enxurrada de críticas nas redes sociais sobre o número 44. Com a fonte usada, essa numeração remete à Schutzstaffel, uma organização paramilitar ligada Partido Nazista e a Adolf Hitler, na Alemanha Nazista, que tinha como sigla o SS.

E o SS da Schutzstaffel é semelhante ao número 44 da nova camisa da Alemanha.

Quando questionada pelo jornal Bild sobre isso, a Adidas disse o seguinte: "Bloquearemos o número 44 do mercado o mais rápido possível".

O porta-voz da Adidas, Oliver Brüggen, disse que a empresa defende a promoção da diversidade e da inclusão e que está ativamente comprometida em combater a xenofobia, o antissemitismo, a violência e o ódio em todas as formas.

Alemanha vai trocas a Adidas pela Nike a partir de 2027

Vale destacar que nenhum jogador usou a camisa 44 nos amistosos, tampouco usariam na Eurocopa, já que a numeração será de 1 a 23.

Porém, os torcedores que compram o uniforme alemão no site oficial da Adidas podem personalizar a camisa e colocar o número desejado.

A Schutzstaffel, responsável por inúmeros crimes relacionados com o Holocausto, foi banida no final da guerra e classificada como organização criminosa nos Julgamentos de Nuremberg. A divulgação dos seus símbolos é proibida no país de acordo com o código penal alemão.

Nenhum comentário