Ad Home

Últimas

Liga Alemã cede à pressão de torcedores e veta investidores estrangeiros na Bundesliga

A onda de protestos de torcedores nos jogos da Bundesliga surtiu efeito. Em reunião realizada nesta quarta-feira (21), em Frankfurt, a DFL (Liga Alemã de Futebol) decidiu não continuar com o processo de entrada de investidores estrangeiros no futebol do país.

Várias torcidas de clubes alemães protestaram nos estádios e uma das formas encontradas foi utilizando as bolinhas de tênis, que foram atiradas no gramado.

Esta foi uma forma simbólica de comparar o futebol ao tênis, esporte que é visto como elitizado. 

Além das bolinhas, torcedores de times da Bundesliga e da 2.Bundesliga usaram outros meios para protestar.

A torcida do Colônia, por exemplo, usou carrinhos de controle remoto no gramado que soltavam fumaças coloridas.

Diante de toda essa resistência, o porta-voz da DFL e chefe do Borussia Dortmind, Hans-Joachim Watzke, disse que a entidade desistiu de promover a entrada de investidores de fora.

"Tendo em vista os movimentos atuais, uma continuação bem-sucedida do processo não parece mais possível", comentou.

"O meio do futebol alemão causa grandes disputas que põem cada vez mais em perigo as operações dos jogos, os processos específicos dos jogos e, portanto, a integridade da competição", completou.

Em dezembro de 2023, a maioria dos membros da DFL votou pela entrada de investidores estrangeiros nos clubes da Bundesliga. Mas com os protestos, a ideia foi deixada de lado neste momento.

Se o projeto fosse adiante, poderiam ser injetados em clubes alemães uma quantia entre 900 milhões e 1 bilhão de euros.

Um comentário:

  1. O futebol alemão vem se arrastando isto é fato! Curiosamente houve um ponto de inflexão após o título da mannschaft em 2014! De lá pra cá uma queda vertiginosa de rendimento. Não é exatamente o problema de conquistas, o futebol alemão não está conseguindo competir em alto nível, consoante a sua tradição. No palavreado popular: "- está ficando pra trás". Veja-se o recorte em relação ao Bayern, onde o clume tem camisa, tem dinheiro, mas não ganha! Isto além de um paradoxo, me parece um problema grande e de difícil solução! Vamos ver o que o futuro reserva, mas me parece um processo que será lento e doloroso, até que se volte ao patamar "normal", ou seja, permanecer entre os grandes, onde hoje, não está e isto é fato, os resultados evidenciam esta condição: o futebol alemão parou de ganhar!

    ResponderExcluir