Ad Home

Últimas

Alemanha é a maior recordista da história da Eurocopa

Imagem: PxHere

Sede da Eurocopa em 1988 e um dos 11 países a receber partidas na edição especial de 2020 (disputada em 2021), a Alemanha será pela terceira vez a anfitriã do principal campeonato masculino de seleções da Europa. Ao todo, dez cidades alemãs foram selecionadas para a competição em 2024, dentre as quais a Arena de Munique será o palco do jogo de abertura e a final será realizada no Estádio Olímpico de Berlim. 

Muito mais do que igualar a França como as nações que mais vezes sediaram o evento, a Alemanha defenderá em seu território alguns dos maiores recordes da história da Euro. São pelo menos cinco façanhas principais e outros números secundários impressionantes. Não à toa, os tricampeões do torneio estão entre os três grandes candidatos ao título no ano que vem. 

Nas famosas casas de bet online, por exemplo, as odds de apostas esportivas apontam o favoritismo da França (4,75), seguida de perto pela Inglaterra (6,50) e pelos germânicos (7,50). Cercadas de expectativas, as Águias buscarão diante do seu torcedor o quarto troféu europeu para a sua galeria, para se distanciar ainda mais dos países rivais no continente. 

Mais títulos 

Com três conquistas, em 1972, 1980 e 1996, a Alemanha é o país que mais vezes levantou o troféu da Eurocopa, ao lado da Espanha, que venceu o torneio em 1964, 2008 e 2012. A primeira conquista alemã aconteceu logo em sua estreia na competição, quando derrotou a União Soviética na final por 3 a 0 e se sagrou campeã na edição realizada na Bélgica. 

Oito anos depois, ainda como Alemanha Ocidental, veio o bicampeonato. Desta vez em decisão contra os próprios belgas e vitória por 2 a 1 no Estádio Olímpico de Roma, na Itália. Já o tri foi obtido de forma dramática, com um gol de ouro na prorrogação diante da República Tcheca no antigo Wembley, em Londres. O herói do título foi o atacante Oliver Bierhoff, autor dos dois gols do time na partida.

Mais finais

Além dos três títulos, a Alemanha foi outras três vezes vice-campeã europeia, totalizando seis decisões, outro recorde na história da competição. Em segundo nessa lista vêm a União Soviética, Espanha e Itália, todas com quatro finais no currículo. Enquanto os espanhóis venceram três desses jogos, os italianos ganharam dois e os soviéticos apenas um.

Os alemães, inclusive, são os únicos a terem disputado três finais seguidas de Euro, em 1972, 1976 e 1980. O primeiro vice aconteceu na edição realizada na antiga Iugoslávia (atual Sérvia), perdendo nos pênaltis para a Checoslováquia (hoje República Tcheca). Depois, levou a pior diante da Dinamarca em 1992, na Suécia, e perdeu para a Espanha em 2008, na dobradinha entre Áustria e Suíça.

Mais semifinais

Quando o assunto é semifinal, mais uma vez os germânicos dominam o ranking. Foram nove classificações à penúltima fase da Eurocopa, com apenas três eliminações: em 1988, 2012 e 2016. Vale lembrar que na competição europeia não há disputa pelo terceiro lugar, mas as Águias ficaram com o bronze nas duas primeiras oportunidades por terem melhor campanha que o outro semifinalista eliminado.

Depois da Alemanha, os dois países que mais vezes fizeram semi no torneio foram a Itália e a Rússia, seis vezes cada. É importante destacar que cinco dessas campanhas foram obtidas pela antiga União Soviética e apenas uma pela atual Federação Russa, na edição de 2008.

Mais participações

Com 13 presenças, ninguém disputou mais vezes a Eurocopa do que a Alemanha. Quem chega mais perto é a Rússia, com 12, considerando as cinco participações da União Soviética, as seis da atual federação e outra da seleção da Comunidade dos Estados Independentes, composta pelas repúblicas da ex-URSS, em 1992. A seguir vem a Espanha (11), seguida por Itália, França, República Tcheca, Holanda e Inglaterra, todas com dez.

Imagem: PxHere

Outro fato impressionante é que, desde sua estreia, em 1972, os germânicos nunca mais ficaram de fora do torneio. Com vaga garantida em 2024 por ser o país-sede, serão 14 participações consecutivas. Nesse quesito, a França jogou oito edições seguidas, enquanto República Tcheca, Itália, Portugal e Espanha se classificaram sete vezes.

Mais artilheiros

Quando o assunto é bola na rede, os artilheiros alemães também se destacam como os que mais vezes terminaram uma edição da Euro na ponta da lista. Foram cinco oportunidades: Gerd Muller com 4 gols em 1972; Dieter Muller com 3 gols em 1976; Klaus Allofs com 3 gols em 1980; Karl-Heinz Riedle com 3 gols em 1992; e Mario Gómez com 3 gols em 2012.

Outros recordes

Por fim, a Alemanha ainda detém uma série de outros recordes na Eurocopa, como: mais partidas jogadas (53), mais vitórias (27), mais gols marcados (78), mais vezes entre os oitos quadrifinalistas (10) e mais classificações ao mata-mata, superando a fase de grupos (8, ao lado de Portugal).

3 comentários:

  1. A Alemanha está ficando somente com o passado! Neste aspecto a reportagem foi feliz, pois não se altera o que passou. A Alemanha foi isso, foi aquilo, ok! Mas o presente é tenebroso, resultados pífios em todas as categorias, o mais recente foi o vexame da seleção feminina no mundial 23! As seleções alemãs não estão conseguindo competir, estão sendo eliminadas na primeira fase. Do jeito que as coisas estão o futuro pode ser ainda pior, ou seja, chegar no nível da Itália, que nas duas últimas copas, não se classificou! E a Itália está no nivel da Alemanha, ou seja é um "gigante"! A situação alemã está tão dramática que a DFB conseguiu a façanha de ser "freguesa" da Colômbia no masculino e no feminino em 1 mês! É um retrato duro do atual estágio do futebol alemão e o que preocupa é que o futuro está se mostrando mais cruel ainda! É tudo muito lamentável, um gigante que está caindo pelas tabelas, agonizando na sarjeta esportiva! É triste!

    ResponderExcluir
  2. Em síntese, a Alemanha virou uma baba! A rigor, numa merecida análise mais ampla, o país está num momento geral de ostracismo, vem se enfraquecendo e reflete em várias áreas da vida, como no esporte por exemplo. Vejam, a Alemanha, esportivamente, não ganha nada. Pode-se cotar com grande atualidade o campeonato mundial de atletismo, onde dificilmente o país não passa em branco, mas neste ano está cada vez mais provável que a competição termine e nenhum alemão suba ao podium, nem ao menos um bronze! De fato, não é um período dos melhores na Alemanha, resta saber quanto tempo irá durar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ontem mais duas derrotas em casa, no europeu de hockey, no feminino e no masculino as seleções alemãs fora da final, num esporte "caseiro" (eram favoritos). No mundial de atletismo dificilmente algum alemão ganhará medalha. No recente mundial de ciclismo (outro esporte tradicional no país), também a participação alemã foi muito abaixo. Recentemente no mundial de esportes aquáticos idem, ou seja, é inegável a decadência esportiva alemã, onde a "pa de cal" será a euro e a olimpíada de paris, ambos eventos em 2024! Vai ser duro, quem for cronista esportivo.na Alemanha vai ter que continuar a exaltar os outros...

      Excluir