Ad Home

Últimas

Grandes nomes brasileiros recentes na Bundesliga

Foto de Fionn Große na Unsplash

Há muitos anos que o Brasil se tornou um exportador de jogadores de futebol. Esse movimento passou por fases: tivemos a fase em que os atletas eram negociados com os grandes clubes da Itália, depois Alemanha, Espanha e ultimamente o destino escolhido por esses craques tem sido a Inglaterra.

Na Alemanha muitos de nossos jogadores brilharam nos grandes clubes alemães e um desses atletas inclusive se naturalizou alemão e jogou por aquela seleção. Foi o caso de Cacau que jogou no Stuttgart de 2003 até 2014 e acabou defendendo a Seleção Alemã na Copa do Mundo da África do Sul de 2010. 

Cacau chegou a marcar 88 gols em 307 jogos pela Liga Alemã, além de jogar 23 partidas pela Seleção Alemã marcando seis gols.

Hoje a influência dos brasileiros no futebol alemão é um pouco menor, mas a liga continua sendo uma das principais queridinhas dos fãs do esporte e também dos apostadores.

Quem quiser fazer suas apostas na Bundesliga pode abrir a plataforma da Sportsbet e conferir os vários jogos e mercados presentes, além de resolver dúvidas em sua excelente central de ajuda e conseguir bônus de fidelidade e odds aumentadas a todo momento.

Voltando à história, enumerar os melhores jogadores brasileiros que passaram pela Bundesliga não é uma tarefa simples, afinal são vários exemplos, mas tentaremos citar os mais conhecidos. 

Giovane Élber

O atacante Élber, que jogava pelo Londrina, foi vendido ao Milan da Itália em 1991 quando tinha 18 anos e em seguida passou por vários clubes europeus, chegando ao Bayern de Munique em 1997.

No Bayern de Munique foram 7 anos de glórias, disputando 266 jogos e fazendo 139 gols. Ganhou a Champions League de 2000/01 e quatro Campeonatos Alemães. 

Élber foi um dos maiores goleadores da Bundesliga em um período de ouro do Bayern. Com certeza a torcida lembra dele com carinho. 

Zé Roberto

O polivalente Zé Roberto se tornou profissional em 1994 quando jogava pela na Lusa e 3 anos depois já era contratado pelo Real Madrid. Não tendo um bom desempenho no clube Merengue, foi emprestado ao Flamengo e em 1998 foi vendido ao Bayer Leverkusen, onde passou a jogar como meia.

Em 2002, Zé Roberto se transferiu para o Bayern de Munique e ali mostrou todo o seu talento brilhando em suas duas passagens pelo clube onde acabou virando um ídolo.

 Zé Roberto conquistou vários títulos como quatro títulos da Bundesliga, mais quatro da Copa da Alemanha e a Copa da Liga Alemã em 2004 e 2007, antes de voltar ao Brasil e ter uma carreira longeva que terminou no Palmeiras.

Marcelinho Paraíba

O meio-campista Marcelinho Paraíba jogava pelo Grêmio quando foi negociado com a equipe alemã do Hertha Berlim em 2001. Tendo um bom aproveitamento no time alemão acabou passando 6 anos no clube e tornou-se uma verdadeira estrela. Também jogou no Wolfsburg.

Em seu currículo, Marcelinho tem dois títulos da Copa da Liga Alemã pelo Hertha em 2001 e 2002.

Aílton

O atacante Aílton, apelidado de Aílton Queixada, jogou em diversos clubes brasileiros e internacionais, mas na Alemanha teve sua melhor fase defendendo o Werder Bremen de 1998 a 2004 chegando a ser na temporada 2003-04 o artilheiro da Bundesliga marcando 28 gols.

Dedê 

Mineiro de Belo Horizonte, o lateral Dedê do Atlético Mineiro foi vendido ao Borussia Dortmund em 1998 onde permaneceu até 2011 quando foi negociado com o futebol turco.

Dedê se tornou uma estrela do clube alemão e conquistou o Campeonato Alemão das temporadas de 2001/02 e 2010/11.

Diego Ribas

Diego Ribas subiu ao time profissional do Santos em 2002 quando tinha apenas 16 anos e logo de cara foi campeão brasileiro, fazendo uma dupla inesquecível com Robinho. 

Em 2004 foi vendido ao Futebol Clube do Porto de Portugal onde ficou até 2006, mas sem brilhar o esperado. Sua ida ao Werder Bremen acabou sendo uma ótima decisão, tendo grande destaque nas conquistas da Copa da Liga Alemã de 2006 e a Copa da Alemanha, temporada de 2008-09. 

Chegou a jogar na Juventus da Itália, mas logo voltou à Alemanha para jogar pelo Wolfsburg, onde teve menor impacto. 

Grafite

Depois de passar por vários clubes nacionais desde o Santa Cruz ao São Paulo, Grafite é contratado pelo Wolfsburg, onde fez história em pouco tempo. 

Em uma campanha histórica foi artilheiro da Bundesliga na temporada 2008/09 marcando 28 gols, sendo campeão com o modesto clube, eleito Jogador do Ano na Bundesliga e ainda marcou um golaço inesquecível contra o Bayern. Tá bom ou quer mais?

Nenhum comentário