Ad Home

Últimas

Champions, Liga Europa, rebaixamento... o que está em jogo na última rodada da Bundesliga?

A temporada 2021/2022 da Bundesliga vai se encaminhando para o seu final e, mesmo com o Bayern de Munique já tendo confirmado o título, alguns objetivos ainda estarão em jogo na última rodada da competição, que acontece no sábado que vem (14).

O campeão Bayern, o vice Borussia Dortmund e o terceiro colocado Bayer Leverkusen estão garantidos na próxima edição da Champions League. Resta apenas uma vaga e dois times ainda brigam por ela: RB Leipzig, 4º colocado, e Freiburg, 5º colocado.

O Leipzig tem 57 pontos e o Freiburg tem 55. Como tem um saldo de gols muito maior que o do rival (35 a 13), os Touros precisam apenas de um empate diante do Arminia Bielefeld, fora de casa, para ir à Liga dos Campeões.

O Freiburg, por sua vez, precisa vencer o Bayer Leverkusen também como visitante e torcer por uma derrota do Leipzig em Bielefeld.

Vale sempre lembrar que RB Leipzig e Freiburg se enfrentam na final da Copa da Alemanha no dia 21 de maio. Independente de quem vença, a Bundesliga obrigatoriamente vai abrir uma vaga a mais para Liga Europa.

Se não conseguir a vaga na Champions pelo Campeonato Alemão, o Freiburg já está garantido na Liga Europa seja vencendo a DFB Pokal ou pela Bundesliga.

Segunda vaga na Europa League e Conference League

Union Berlin, com 54 pontos, e Colônia, com 52, disputam a outra vaga na Liga Europa. Ao Union, basta apenas uma vitória simples contra o Bochum, em casa.

Para jogar a segunda competição mais importante da Uefa, os Bodes precisam vencer o Stuttgart fora de casa na última rodada e ainda torcer para que o Union Berlin perca ou empate contra Bochum na capital.

Se o Colônia vencer e o Union empatar, os times se igualariam com 55 pontos e o Köln levaria vantagem pelo saldo de gols ou pelos gols pró.

Quem levar a pior nesta disputa entre Union e Colônia se classifica, pelo menos, para Conference League, terceiro torneio do continente.

Lá embaixo

O lanterna Greuther Fürth está rebaixado. O penúltimo colocado Arminia Bielefeld só se salva com um verdadeiro milagre, já que precisa vencer o RB Leipzig em casa, torcer por derrota do Stuttgart contra o Colônia e ainda tirar sete gols de saldo (o Arminia tem saldo -26 e o Stuttgart saldo -19).

Ou seja, o Arminia é o segundo rebaixado de forma direta.

Resta a definição do time que vai para o playoff do rebaixamento contra o 3º colocado da 2.Bundesliga, que pode ser Werder Bremen, Hamburgo ou Darmstadt - hoje esse duelo seria Stuttgart, antepenúltimo colocado da primeira divisão, contra Hamburgo, terceiro colocado da segunda.

Para se salvar, o Stuttgart tem que vencer o Colônia em casa e torcer por uma derrota do Hertha Berlim diante do Borussia Dortmund, no Signal Iduna Park. Dessa forma, os dois times se igualariam com 33 pontos, mas o Stuttgart levaria vantagem no saldo de gols (-19 a -33), empurrando o Hertha para o mata-mata da degola.

Mais uma vaga na Champions

Sempre é bom ressaltar que a Alemanha pode ter um quinto time na Champions League. Isso porque o Eintracht Frankfurt encara o Rangers, da Escócia, na final da Liga Europa e o campeão vai direto para fase de grupos da Liga dos Campeões de 2022/2023.

A decisão será no dia 18 de maio, em Sevilla, na Espanha.

Nenhum comentário