Ad Home

Últimas

Aos 29 anos de idade, Schürrle anuncia surpreendente e precoce aposentadoria do futebol

Por Carlos Eduardo Schön
@cadado_schon

Surpreendente. Poucas palavras poderiam traduzir melhor o significado da sensação causada pela despedida precoce de André Schürrle do futebol, do que o advérbio usado anteriormente. Aos 29 anos, o jogador alemão anunciou à revista Der Spiegel que nunca mais irá pisar em um gramado profissionalmente.

"Eu vou parar. A decisão estava amadurecendo em mim há bastante tempo. Eu não preciso mais de aplausos".

Camisa 9 da Nationalelf no título da Copa do Mundo de 2014 e, inclusive, autor da assistência para o gol de Mario Götze na final, Schürrle teve seu contrato rescindido pelo Borussia Dortmund na última quarta-feira, contrato esse que era válido até 2021. 

Na entrevista, o atacante ainda deu mais detalhes sobre a sua decisão e alguns indícios do porquê, de fato, de ter se aposentado tão cedo.

"No mundo do futebol você precisa sempre desempenhar um determinado papel para sobreviver no ramo. Caso contrário, você perde o seu emprego e não encontra um novo. Eu era frequentemente solitário".

O campeão do mundo ainda fez uma crítica mais enfática, dando detalhes que somente o desempenho dentro de campo é levado em conta, que as fases ruins e a vulnerabilidade “não podem existir”. 
Apesar de estar sob contrato com o Dortmund, o último clube na carreira de Schürrle foi o Spartak Moscou. O jogador - que começou como um meteoro no ótimo time do Mainz, da temporada 2009/10 e movimentou quase 100 milhões de euros em transferências - iria ainda atuar por Bayer Leverkusen e Wolfsburg na Alemanha, além de Chelsea e Fulham na Inglaterra.


O atacante disputou ao todo 207 jogos na Bundesliga, com 51 gols marcados, e, pelo Chelsea, balançou as redes em 17 oportunidades, em 68 partidas.

Pela seleção alemã, foram 22 gols em 57 “Spiele”, sendo a assistência na final o momento mais importante, sem dúvidas. No 7 a 1, ele marcou dois gols sobre o Brasil. Na carreira, ele conquistou duas Copas da Alemanha e um Campeonato Inglês, além do mundial de 2014. 

Abaixo algumas homenagens que Schürrle recebeu, feitas por times, por onde o alemão passou.  

Nenhum comentário