Ad Home

Últimas

Ex-Bayern, Elber recebe Prêmio Personalidade Brasil Alemanha 2017 e dá dicas sobre a cidade de Munique

O ano de 2017 se encerra com uma importante conquista para Giovane Elber, ex-jogador do Bayern de Munique: ele foi condecorado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha com o prêmio de Personalidade do Ano. A honraria foi concedida ao embaixador do clube da Baviera por sua contínua atuação em projetos sociais para jovens carentes em Londrina, no Paraná, sua cidade natal.

Fundado em 1900, o Bayern é uma das referências obrigatórias da cidade alemã. Recentemente, o clube elegeu como embaixadores três jogadores que conquistaram a Champions League de 2001: o próprio Elber, o francês Bixente Lizarazu e o bósnio Hasan Salihamidzic. Eles são responsáveis por representar o clube tanto na Alemanha como no exterior, participando de eventos e ações de marketing.

Durante as seis temporadas pela qual atuou com a camisa bávara, de 1997 a 2003, Elber, além da Champions League de 2001, venceu quatro vezes a Bundesliga e foi artilheiro da competição em 2003/2004. Aposentado dos gramados desde 2006, atualmente ele vive em Londrina, mas, por ser embaixador do Bayern, está regularmente em Munique.

Veja o que Elber disse sobre a cidade, com algumas dicas turísticas.


Quais locais você mais associa a Munique?

Para mim, claramente, a Marienplatz com o carrilhão, as muitas lojas no seu entorno e as diferentes pessoas que lá se encontram. Somadas a isso, as memórias especiais dos momentos na sacada da prefeitura, onde celebrávamos os campeonatos com nossos fãs. Em trajes bávaros…

Você ainda possui um traje bávaro?

Sim! “Lederhosen“ e “Dirndl“ fazem parte de Munique. Eu mesmo possuo quatro “Lederhosen“, mas duas não servem mais. Essas vou passar para o meu filho.

O que você mostra para os seus hóspedes brasileiros em Munique?

A primeira parada é sempre em Marienplatz. Para os brasileiros, também vale sempre a pena visitar o Castelo de Neuschwanstein. É uma bela excursão a partir de Munique: a paisagem com os Alpes e também o castelo em si são muito especiais. E, claro, os muitos excelentes museus – focados em arte, carros, história, tecnologia... Isso é fascinante para todos os visitantes.

O que faz Munique para você ser tão especial em comparação a outras cidades?

A maravilhosa comida bávara. A cerveja da Baviera com um “Schweinshaxen“ (joelho de porco) crocante é, para mim, um destaque. E, claro, a maravilhosa paisagem da Baviera, com os lagos e as montanhas.

Qual o seu local preferido em Munique?

A Leopoldstrasse, com seu inúmeros bares, cafés e restaurantes. Lá, sempre se encontra gente que gosta de aproveitar a vida – como nós brasileiros.

Munique é uma cidade muito verde, com muitos parques. Qual o seu canto verde preferido na cidade?

O Jardim da Cerveja junto à Torre Chinesa, no Englischer Garten, é o local ideal para curtir Munique no verão e encontrar com os moradores para uma boa conversa. É muito agradável, como não se encontra nem no Brasil.

Com qual frequência você viaja para Munique?

Como embaixador do Bayern, pelo menos uma vez por mês. Às vezes, passo até dez dias. E, sempre que possível, minha esposa e as crianças vêm junto. Eles amam Munique.

Você se sente em casa em Munique?

Tanto o Brasil como Munique são um lar para mim. Assim que desembarco do avião, no Aeroporto de Munique, me sinto muito bem-vindo aqui.

Nenhum comentário