Ad Home

Últimas

teste de anúncio

Há exatamente 54 anos, em 1963, começava a primeira temporada da Bundesliga

Texto retirado da Deutsche Welle

Em 24 de agosto de 1963 eram disputadas as primeiras oito partidas do Campeonato Alemão de Futebol. Com a competição nacional, a história do esporte ganhava novo capítulo, cujas origens estavam na Copa do Mundo de 1954.


No dia 24 de agosto de 1963 teve início, ainda muito tímida e desajeitadamente, uma importante fase da história do futebol alemão. Naquele sábado, 16 equipes entraram em campo para as primeiras oito partidas da Bundesliga, o Campeonato Alemão de Futebol.

CLIQUE AQUI e confira todos os campeões da Bundesliga

No rádio, ouviu-se o seguinte: "Aqui as emissoras WDR e a NDR. Pela primeira vez nos encontramos neste horário e frequência para transmitir o Campeonato Alemão de Futebol. Hoje começam os jogos da Bundesliga e nossos microfones estão em Gelsenkirchen para o jogo entre Schalke e Stuttgart, e em Bremen para acompanhar o Dortmund contra o Werder Bremen".

Werder Bremen x Borussia Dortmund, em 1963
Quando tudo realmente começou

Essa história tivera início nove anos atrás. Na Copa do Mundo de Futebol de 1954, na Suíça, a seleção alemã chegou como um azarão à final contra a Hungria. A televisão ainda era pouco difundida, ao contrário das rádios, e por isso são poucas as imagens do evento. O que ajudou a tornar inesquecível para os alemães a narração do locutor Herbert Zimmermann na partida final.

"Ainda restam seis minutos de jogo no estádio Wankdorf, em Berna. Nenhum dos times vacila. A chuva continua caindo ininterruptamente. Bozsik, sempre ele, o lateral direito da Hungria com a bola, perde para Schäfer, Schäfer cruza para o meio-de-campo, uma cabeçada desvia a bola e agora Rahn pode arriscar o chute, Rahn chuta: Gol, gol, gool!"

Você sabe o que significam as estrelas nas camisas dos times alemães? Confira!

Nasce ideia do campeonato

A Alemanha era campeã mundial, e durante muitas semanas o povo se curvou diante dos novos heróis. O triunfo no futebol devolveu um pouco de autoestima aos alemães, nove anos após o fim das barbáries de Hitler. O técnico da seleção, Sepp Herberger, foi um dos primeiros a perceber o potencial que o futebol tinha para a economia alemã, que vivia a fase do "milagre econômico".

Poderia, uma vez que a esplendorosa vitória em Berna chamou atenção para o quanto o futebol alemão estava atrasado. Na Inglaterra, por exemplo, havia grande quantidade de ligas profissionais que lotavam os estádios, enquanto na Alemanha eram somente cinco ligas amadoras. Os campeões de cada uma delas jogavam entre si para decidir quem era o campeão alemão.

Os jogadores treinavam em suas poucas horas de folga, pois faltavam recursos para fazer da atividade um empreendimento lucrativo. Herberger, que desde a conquista do título era a autoridade máxima e incontestável do futebol na Alemanha, falava de uma liga nacional. Seu argumento: uma competição nacional de alto nível é necessária para a Alemanha não ficar para trás.

Fundada a Bundesliga

Durante alguns anos ainda, os diretores da Federação Alemã de Futebol (DFB) e dos clubes brigaram para definir o número de equipes que participariam da liga. Então, em 24 de outubro de 1963, 16 times entraram em campo. O primeiro gol não tardou, marcado por Konietzka, do Borussia Dortmund, que acabou perdendo por 3 a 2 para o Werder Bremen, em Bremen.

O Dortmund era o campeão alemão, mas não foi quem levou a melhor no final do campeonato. O primeiro título foi para o Colônia. Alguns anos depois, chegavam à Primeira Divisão o Bayern de Munique e o Borussia Mönchengladbach, que dominariam a competição nos anos 70 e 80.

Nenhum comentário