Ad Home

Últimas

Falido, ídolo alemão recebe proposta para limpar banheiros

São muitas as histórias de pessoas que tem ascensão em suas profissões, ganham muito dinheiro, mas - devido a má administração - perdem tudo. Foi isso o que aconteceu com o autor do gol de pênalti que deu o título à Alemanha contra a Argentina na Copa de 1990, Andreas Brehme. 

Segundo a Deutsche Welle TV, o ex-jogador tem uma dívida de 200 mil euros (cerca de R$ 625 mil) e terá de responder nos tribunais alemães por finanças acumuladas. Além disso, Brehme corre o risco de perder a casa onde mora.

Brehme e a taça conquistada em 90
Mas nem tudo está perdido para o ex-zagueiro: Oliver Straube (ex-meia com passagem pelo Hamburgo) ofereceu um emprego para Brehme em sua empresa de limpeza. "Estamos dispostos a empregá-lo como assistente na nossa empresa de limpeza de dutos. Ele pode começar limpando sanitários e isso vai servir para descobrir que pode fazer algo na vida e melhorar a sua imagem", comentou Straube.

A situação de Brehme fez com que o então treinador do zagueiro, Franz Beckenbauer, se pronunciasse a respeito da situação. "Temos a responsabilidade de ajudar Andreas Brehme. Ele fez muito para o futebol alemão, com o gol do título daquela Copa. Agora é a vez de o futebol alemão fazer algo por ele. Talvez possamos criar um fundo para proteger os jogadores que estão em emergências", disse o Kaiser.

Para o presidente da União de Jogadores Profissionais da Alemanha, Ulf Baranowski, é preciso evitar situações como a de Brehme, educando financeiramente os atletas. "Tentamos ensinar os jogadores a evitar situações como essa. Nosso conselho é muito claro: todos precisam ter um plano B, aprender outra profissão. Eles precisam criar um elo entre o momento que param de jogar e a vida após o futebol", alertou o presidente.

Eike Immel, ex-BVB
Como jogador, Brehme atuou no Kaiserslautern (em duas oportunidades), Bayern de Munique, Internazionale e Real Zaragoza. Após a aposentadoria dos gramados, chegou a ser assistente do técnico Giovanni Trapattoni no Stuttgart, em 2006, mas desde então não conseguiu se fixar nos empregos.

Brehme não é o único jogador alemão da geração de 90 a passar por dificuldades. Eike Immel, ex-goleiro do Borussia Dortmund e da seleção alemã, decretou falência e chegou a participar da versão alemã do reality show "I'm a Celebrity, Get me Out Here!" para tentar pagar suas dívidas. 

Nenhum comentário