Ad Home

Últimas

Os caras da Copa do Mundo: Mario Götze

Mario Götze

Data de nascimento: 03 de junho de 1992
Idade: 21 anos
Local de nascimento: Memmingen
Altura: 1,76 m
Posição: Meia-atacante
Clube: Bayern de Munique
Jogos pela seleção: 27
Desempenho: 17 vitórias, 7 empates e 3 derrotas
Gols pela seleção: 7
Número da camisa: 19
Estreia: 17/11/2010 - Alemanha 0 x 0 Suécia
Participações em Copas: Nenhuma

Mario Götze estreou na seleção alemã poucos meses após a Copa do Mundo de 2010. Na ocasião, o meia-atacante estava com 18 anos de idade e se tornou o jogador mais jovem a defender a equipe nacional desde o ex-atacante Uwe Seeler, que tinha os mesmos 18 anos, só que alguns meses mais novo, quando debutou no longínquo ano de 1954.

Curiosamente, quando entrou em campo no amistoso contra a Suécia, seu jogo de estreia pela equipe nacional, Götze foi o primeiro jogador nascido na Alemanha reunificada a defender as cores do país dentro de campo. Neste mesmo dia, André Schürrle também alcançou esta marca.

O primeiro gol de Götze com a camisa da Alemanha saiu no ano seguinte, em 2011, na vitória por 3 a 2 sobre o Brasil. Ao balançar as redes no amistoso realizado em Stuttgart, o atleta se igualou a Klaus Stürmer como o mais jovem a marcar pela seleção – ambos tinham 19 anos e 68 dias de idade quando fizeram o tento. Stürmer alcançou o feito em 1954.

Todas essas marcas foram atingidas quando Götze ainda era jogador do Borussia Dortmund. Na metade de 2013, o atleta foi negociado com o Bayern de Munique por 37 milhões de euros, se transformando no segundo jogador alemão mais caro da história, atrás apenas de Mesut Özil, vendido do Real Madrid para o Arsenal por 50 milhões de euros.

Porém, a chegada ao clube de Munique não fez muito bem para a continuidade da sua carreira. Fazendo parte de um elenco recheado de estrelas, Götze não se firmou como titular absoluto de Pep Guardiola e por muitas vezes frequentou o banco de reservas na temporada. O fato incomodou o atleta, que chegou a reclamar publicamente da sua situação.

Aos 21 anos de idade, Götze não deverá ser titular da Alemanha na sua primeira Copa do Mundo. A irregularidade no Bayern fez o atleta perder espaço na seleção nacional, mesmo sendo considerado um dos jogadores mais talentosos da atual geração. O meia consegue mesclar habilidade, velocidade e muita visão no seu estilo de jogo.

Um comentário: