Ad Home

Últimas

Os caras da Copa do Mundo: Jerome Boateng

Jerome Boateng

Data de nascimento: 03 de setembro de 1988
Idade: 25 anos
Local de nascimento: Berlim Ocidental
Altura: 1,92 m
Posição: Zagueiro / Lateral
Clube: Bayern de Munique
Jogos pela seleção: 37
Desempenho: 23 vitórias, 9 empates e 5 derrotas
Gols pela seleção: Nenhum
Número da camisa: 20
Estreia: 10/10/2009 - Alemanha 1 x 0 Rússia
Participações em Copas: 2010

O zagueiro Jerome Boateng está longe de ser uma unanimidade entre os torcedores da Alemanha. Considerado um jogador lento, o defensor de 25 anos de idade vai para sua segunda Copa do Mundo e com potencial de ser, mais uma vez, titular na equipe de Joachim Löw. Ele disputa vaga com Hummels e Mertesacker.

Nascido em Berlim Ocidental, quando o país ainda era dividido em dois lados, Boateng começou nas categorias de base do Hertha, mas foram poucos os jogos pelo time da capital até sua transferência para o Hamburgo, em 2007. Na equipe do norte alemão, o atleta se destacou e chegou a atuar por muitas vezes como lateral direito.

Em 2010, o Manchester City contratou Boateng, que ficou na Inglaterra apenas uma temporada, sem muito destaque. De lá, se transferiu para o Bayern de Munique, onde conseguiu reencontrar o bom futebol em uma equipe cheia de estrelas.

A melhor temporada da carreira do defensor foi a de 2012/2013, quando o clube da Baviera conquistou tudo o que disputou e Boateng demonstrou muita segurança na zaga, ao lado do brasileiro Dante. Até agora o currículo do atleta tem duas Bundesligas, duas Copas da Alemanha, uma Liga dos Campeões, uma Supercopa da Europa e um Mundial de Clubes.

Boateng é filho de pai ganês com mãe alemã e poderia optar por defender a seleção africana, assim como fez seu irmão mais velho, Kevin-Prince, do Schalke, mas ele preferiu jogar pela sua nação de origem. Aliás, a exemplo do que aconteceu na Copa do Mundo de 2010, os irmãos Boateng vão se encontrar na Copa de 2014, já que Gana e Alemanha estão novamente no mesmo grupo.

Por alguns anos, Jerome, de 25 anos, e Prince, de 27, não se falaram e ficaram brigados. Por questões familiares, o defensor alemão chegou a dizer que não estava mais interessado em manter contato com o meio-irmão africano. E o fato de Prince ter sido o responsável pela lesão que tirou Michael Ballack da Copa de 2010 foi a gota d'água para que a relação entre ambos ficasse mais estremecida ainda.

Atualmente, as diferenças entre os Boatengs foram superadas e eles mantêm uma boa relação.

No Mundial passado, na África do Sul, Jerome Boateng foi titular na campanha do terceiro lugar, mas não como zagueiro. Com problemas na lateral esquerda, o técnico Joachim Löw resolveu escalar o atleta por aquele setor, e ele deu conta do recado.

Nenhum comentário