Opinião: A fórmula mágica do Borussia Dortmund
Há muitos anos me considero uma peregrina virtual. Ando a esmo por grupos e páginas de diversos times do futebol alemão para saber o que torcedores brasileiros têm a dizer sobre seus respectivos clubes. Confesso que, ultimamente, algo tem me chamado, de forma negativa, a atenção.
Desde que saiu o resultado do sorteio das quartas de final da Champions League, vejo muitos (muitos mesmo) fãs do Borussia Dortmund falando: “A Muralha Amarela vai calar os merengues” e “aquela torcida assusta qualquer um”. Ok!
Imagino que 80 mil pessoas vestidas de amarelo e cantando em alemão assustem muita gente, principalmente quando se olha para a Tribuna Sul de um estádio e dá de cara com 25 mil cidadãos formando, literalmente, um paredão aurinegro. Fantástico, incrível, mas suficiente?
Na próxima semana, mais precisamente no dia 1º de abril (parece mentira, mas não é), o time de Jürgen Klopp completará um mês sem vencer dentro do Westfalenstadion. É culpa da Muralha Amarela, que não está torcendo direito, intimidando bem os adversários ou faltando aos jogos? Não, não é.
O Borussia Dortmund está aos pedaços, machucado por tantas lesões nesta temporada e encontrará um Real Madrid louco por vingança, afinal, os famosos 4 a 1 ainda tiram o sono de muitos torcedores madridistas. O primeiro jogo ocorrerá no Santiago Bernabéu, casa dos galácticos, sem o suspenso Lewandowski e os demais desfalques de sempre.
Indiferente do resultado na capital espanhola tem o jogo de volta, em Dortmund. Para mim, uma simples pessoa que gosta de reclamar, os jogadores aurinegros estão desmotivados. Por que? Não sei, mas é o que vejo quando Mkhitaryan ou Aubameyang tocam na bola, por exemplo.
A Muralha Amarela deveria estar dentro de campo, não apenas fora. O verdadeiro paredão deveria estar protegendo a pequena área, junto a Weidenfeller, e não deixar atacante nenhum passar. A ‘tribuna sul’ deveria invadir o norte, leste e oeste para driblar volantes, meias, zagueiros e, assim, bombardear as redes adversárias, não apenas se contentar com o empate.
Certa vez o brasileiro Felipe Santana, atual jogador do Schalke 04, revelou que a torcida do Borussia Dortmund é uma das fórmulas secretas para o desempenho do time. Agora, por favor, avisem o time que o desempenho da equipe é fundamental para que a fórmula mágica faça efeito.
Conheci essa torcida no ano passado, depois lendo sobre o Borussia me identifiquei bastante. Posso dizer que apesar de Santista e unicamente Santista hoje simpatizo com esse fantástico clube que é o Borussia Dortmund, realmente vai ser dificil repetir o feito do ano passado mas eu aprendi a acreditar nesse time.
ResponderExcluir