Ad Home

Últimas

30 anos da queda do Muro de Berlim: veja como estão os principais clubes da antiga Alemanha Oriental

Neste sábado, 9 de novembro, é celebrado 30 anos da queda do Muro de Berlim, que separou a Alemanha em Ocidental e Oriental por muitos anos.

Além de todo contexto histórico, político e social, o futebol também sofreu impactos com essa divisão. As principais equipes da antiga Alemanha Oriental, atualmente, perderam protagonismo.

Antes da queda do muro, Dynamo Dresden e Magderbug, por exemplo, conseguiam bons resultados dentro do futebol. Hoje, quem tem mais sucesso é o RB Leipzig, mas o clube foi fundado apenas em 2009, muitos anos depois da retirada do muro.

Veja como estão os grandes clubes que faziam parte da antiga Alemanha Oriental:

Hansa Rostock


O clube foi o primeiro a assumir a primeira colocação da Bundesliga após a unificação, em 1991. No ano anterior, foi campeão do Campeonato da Alemanha Oriental, participando da Copa da Uefa (hoje Liga Europa) da temporada 1989/90. Atualmente, o Hansa disputa a 3.Liga, terceira divisão do futebol alemão, visando o acesso.

Dynamo Dresden


O Dynamo foi uma das maiores potências da Alemanha Oriental, conquistando o título nacional daquela época em oito oportunidades, além de sagrar-se sete vezes campeão da Copa da Alemanha Oriental. O clube disputou a Liga Europa oito vezes. Hoje, disputa a 2.Bundesliga, segunda divisão nacional.

Union Berlin


O Union Berlin é o clube da parte leste de Berlim, diferente do rival Hertha Berlim, que ficou no lado ocidental na época da divisão pelo muro. A equipe chegou a conquistar a Copa da Alemanha Oriental, em 1968. Depois de revezar entre as 2ª e 3ª divisões, o Union conseguiu acesso à Bundesliga na temporada passada e atualmente disputa a elite nacional contra os grandes da Alemanha.

Rot-Weiss Erfurt


O Rot-Weiss Erfurt foi outra equipe tradicional da Alemanha Oriental, sendo bicampeão do campeonato local na década de 50 e com duas finais de Copa da Alemanha Oriental disputadas. Hoje está na Regionalliga Nordost, a quarta divisão do país, sem perspectivas de melhora.

Magdeburg


Entre os clubes da Alemanha Oriental, o Magdeburg foi quem teve maior sucesso em âmbito continental, ficando com o título da Recopa Europeia de 1974 vencendo o poderoso Milan, da Itália, na grande final. O clube foi tricampeão da liga nacional oriental, heptacampeão da Copa nacional e hoje está na 3.Liga.

Energie Cottbus


O Energie Cottbus chegou a disputar a Bundesliga em algumas oportunidades - a melhor colocação foi o 8º lugar na temporada 2008/2009. Além disso, alcançou a final da Copa da Alemanha em 1997, mas ficou com o vice diante do Stuttgart. Na temporada passada, foi rebaixado da 3ª para 4ª divisão, disputando atualmente a Regionalliga Nordost.

Nenhum comentário