Ad Home

Últimas

Estados alemães exigem que clubes paguem por policiamento em jogos da Bundesliga

A temporada 2014/2015 da Bundesliga começa no fim deste mês de agosto, mas a questão de segurança em alguns locais da Alemanha ainda não está resolvida. No estado de Bremen, por exemplo, as autoridades anunciaram que a DFL (Liga Alemã) terá de começar a pagar por parte do policiamento durante os jogos considerados de risco.

Como forma de retaliação, a DFB (Federação Alemã) mudou de Bremen para Nuremberg o local da partida da seleção alemã contra Gibraltar, no dia 14 de novembro, válida pelas eliminatórias da Euro 2016. O sindicato de policiais entrou na discussão e exigiu um pagamento de 50 milhões de euros dos clubes da Bundesliga para garantir a segurança nos jogos da 1ª divisão.

Já no estado da Renânia do Norte-Vestfália, as autoridades anunciaram que, durante a próxima temporada, a polícia local reduzirá sua presença em partidas da Bundesliga por ali. Em alguns casos, segundo as pessoas que comandam a região, a polícia sequer aparecerá para fazer a segurança dos eventos esportivos.

Vale lembrar que a Renânia do Norte-Vestfália possui alguns clubes importantes da elite do futebol alemão, como Borussia Dortmund, Schalke, Bayer Leverkusen, Colônia, Borussia M'gladbach e o recém-promovido Paderborn.


Segundo Ralf Jäger, secretário do estado, a partir deste mês os policiais serão posicionados em pontos escondidos e em raras ocasiões acompanharão torcedores. A tropa de choque também não ficará em um lugar visível do estádio.

A atitude dos estados é uma resposta aos enormes gastos com policiamento durante jogos dos principais times da Alemanha. Mais de 300 mil horas de trabalho foram registradas no ano passado por policiais que trabalharam em partidas da Bundesliga. Um terço dessas horas foi gasto em áreas nos arredores de estádios.

Em um documento oficial divulgado pelo jornal Bild, autoridades da região da Renânia do Norte-Vestfália pedem que os times cuidem da segurança nos jogos, seja com voluntários ou funcionários acompanhando torcedores no caminho para o estádio. "Conversas com os torcedores mostraram que eles estão dispostos a assumir mais responsabilidade. Agora eles podem provar", disse Jäger

"Nosso objetivo é criar uma experiência pacífica ao ver os jogos de futebol. Depois que tivermos terminado o projeto-piloto, vamos ver se isso funcionou", completou o secretário, admitindo que a presença de policiais não será reduzida nos jogos considerados de alto risco, como Borussia Dortmund x Schalke, por exemplo.

Nenhum comentário