Ad Home

Últimas

Capitão do tetra, Philipp Lahm anuncia sua aposentadoria da seleção alemã

Uma notícia pegou os torcedores alemães de surpresa nesta sexta-feira. Em entrevista ao diário Bild, o lateral direito Philipp Lahm, capitão do tetracampeonato mundial, anunciou sua aposentadoria da seleção da Alemanha. "Nesta segunda-feira falarei com o técnico Joachim Löw e vou avisar que vou deixar a seleção. Pensei nesta decisão durante a última temporada", disse o jogador.

Curta a página do Alemanha FC no facebook

Depois, o atleta ainda falou sobre o fim do seu ciclo na Alemanha em um comunicado oficial. "Amigos, durante a temporada passada eu tomei a decisão de acabar com a minha carreira na seleção após a Copa do Mundo. Falarei isso pessoalmente na segunda-feira durante o café da manhã com o treinador Joachim Löw. Estou feliz e grato que meu fim de carreira coincide com o título mundial. Eu disse adeus ao presidente da DFB, Wolfgang Niersbach, e agradeço pela ótima relação de trabalho que tive com toda comissão técnica e todos os funcionários da DFB nesses dez anos. Estou de férias por três dias e eu tenho que descansar um pouco agora. Obrigado por esse período maravilhoso!", disse Lahm.

A própria DFB (Federação Alemã) se pronunciou sobre o assunto. "Philipp Lahm terminou a sua carreira na equipe nacional de futebol. O capitão do time campeão do mundo anunciou hoje (sexta) às 9h40 em um telefonema que ele está se aposentando depois de cumprir 113 jogos internacionais e ganhar o título mundial no Brasil. O jogador de 30 anos de idade do Bayern de Munique jogou sua primeira partida internacional pela a Alemanha em 18 de fevereiro de 2004, em vitória por 2 a 1 contra a Croácia", disse o comunicado.

"Philipp me chamou nesta manhã e informou pessoalmente sobre este seu passo na carreira, foi uma conversa muito rápida e eu percebi que seria inútil fazer ele voltar atrás na decisão. Ele não é apenas um excelente jogador, mas sempre um modelo para os outros. Agradeci a ele por tudo que fez pela seleção", disse Wolfgang Niersbach, presidente da DFB.

Lahm assumiu a condição de capitão da seleção alemã a partir de 2010, quando Michael Ballack foi cortado da Copa do Mundo daquele ano por lesão. Além das Copas de 2014 e 2010, o lateral também jogou no Mundial de 2006. Em Eurocopas, Philipp atuou nas edições de 2004, 2008 e 2012.

Nos 113 jogos que fez com a camisa da Nationalelf, Lahm anotou cinco gols. Foram 83 vitórias, 17 empates e apenas 13 derrotas com ele em campo. Agora, o atleta vai se dedicar única e exclusivamente ao Bayern de Munique.

6 comentários:

  1. Para quem acompanhou a saga dessa molecada alemã, 2006 até agora, a aposentadoria do Lahm é como o fim de uma era.

    Schweinsteiger agora merece a braçadeira. Depois do que ele fez em campo no Maracanã, ele não é só o capitão da Alemanha, como os jornais alemães chamam, ele é o chefe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele merece por tudo o que já fez, não só por aquele dia, mas concordo com você.

      Excluir
    2. Pensei imediatamente no Bastian também.
      A saída do Lahm é muito triste, um grande desfalque, mas é uma chance pro Schweini mostrar ainda mais sua personalidade e força.

      Excluir
  2. Estranha essa aposentadoria.

    Eu particularmente não aposentaria se isso significasse desfalcar imensamente minha própria seleção, sabendo que não haverá, tão cedo, outro apto a carregar o mesmo piano.

    ResponderExcluir
  3. Muito triste essa saída, talvez esse queira dedicar o tempo pra sua família, pois a sua idade não é a razão dessa aposentadoria

    ResponderExcluir