Ad Home

Últimas

Alemanha sofre virada de Portugal e dá adeus à chance de título inédito na Nations League

Lars Baron/2025 Getty Images

E não deu para Alemanha na semifinal da Uefa Nations League. Mesmo jogando na Allianz Arena, em Munique, os comandados de Julian Nagelsmann perderam de Portugal por 2x1, de virada, e deram adeus à chance de conquistar o título inédito.

Clique aqui e confira a agenda de jogos completa da seleção alemã

Vale lembrar que a seleção alemã estava desfalcada de nomes importantes e potenciais titulares, como Musiala, Havertz, Rüdiger e Schlotterbeck.

O próximo jogo da Alemanha será no domingo, dia 8 de junho, na decisão do terceiro lugar da competição contra Espanha ou França, que fazem a outra semi. Esse duelo acontece na MHPArena, em Stuttgart.

Escalação

A Alemanha entrou em campo com ter Stegen; Tah, Koch e Anton; Kimmich, Pavlovic, Goretzka e Mittelstädt; Sané e Wirtz; Woltemade.

Na etapa final entraram Gnabry, Gosens, Füllkrug, Adeyemi e Felix Nmecha.

O jogo

Alexander Hassenstein/Getty Images

A seleção portuguesa começou melhor na partida, com mais presença ofensiva e incomodando a defesa alemã nos primeiros minutos. Mas a partir da metade do primeiro tempo, a Alemanha passou a tomar conta do jogo.

As duas principais chances da Mannschaft foram em finalização de Woltemade e Goretzka, já de dentro da área, ambas defendidas pelo goleiro Diogo Costa.

Portugal apostava nos contra-ataques puxados por Pedro Neto e Cristiano Ronaldo, mas a zaga germânica conseguiu levar a melhor em todas os lances.

No segundo tempo, logo aos 3 minutos, a Alemanha saiu na frente. Kimmich deu uma linda assistência por cima da defesa lusa e Wirtz, de cabeça, mandou para o fundo das redes.

O árbitro esloveno Slavko Vincic chegou a ir até o monitor do VAR para checar uma possível falta de Woltemade na jogada, mas acabou confirmando o gol.

Aos 18 minutos, o jovem meia-atacante Francisco Conceição, que havia acabado de entrar, fez jogada individual pela meia direita e acertou um belo chute, longe do alcance de ter Stegen, empatando o duelo.

Quatro minutos mais tarde, Portugal marcou o segundo com Cristiano Ronaldo. Nuno Mendes fez grande jogada pela esquerda e cruzou para o camisa 7, livre, colocar para o fundo do gol.

Depois da virada portuguesa, o duelo ficou aberto. Portugal teve boas chances para marcar o terceiro, assim como a Alemanha, que acertou a trave com Adeyemi.

Nos minutos finais, ter Stegen fez duas defesaças em sequêncua e evitou que a derrota alemã fosse maior. E ficou nisso.

Alex Grimm/Getty Images

8 comentários:

  1. Mais uma decepção da seleção da Alemanha perdendo para Portugal que tem uma Ótima seleção e mereceu a vitória. Foi melhor ter perdido agora na semifina, do que ser derrotada na decisão pela Espanha que é algoz da Alemanha ou França que também é muito superior. Decepcionante esse time alemão que não ganha nada⚽🇩🇪

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Ronaldo, baita de uma decepção. E que vergonha, nós minutos finais sem poder de reação algum,.e perdendo pra Portugal (com todos os méritos,.claro), mas que é um velho freguês no futebol é decepcionante pra Mannschaft.

    Culpados de hoje?

    Eu acredito que o Nagelamann foi muita mal na tática, formação e escalação, colocar o Sané que nunca faz nada é meramente puxar saco... Undav merecia ser titular junto com o Woltemad, Pavlovic está muito imaturo pra ser titular, talvez i Führich jogasse no meio, daria mais entrosamento ori time já que muitos jogam no Stuttgart...

    Mas enfim, faltou garra e falta de vontade... Difícilmente veremos de novo a Mannschaft vibrante de Klose, Schweinsteiger, Lahm e Cia... Time apático e sem vibração... Falta foco... Contra Itália entraram focados, hoje ficou nítido que dava pra ganhar...

    Sinceramente na Copa vai ser outro fiasco..

    ResponderExcluir
  3. E digo mais... Cristiano Ronaldo (velho freguês) agora fica a vontade contra a Alemanha... Ele conhece o poderio da Mannschaft, e sabe o que é perder, senão vejamos:

    2006: Alemanha 3x0 Portugal (Copa)
    2008: Alemanha 3x2 Portugal (Euro)
    2014: Alemanha 4x0 Portugal (Copa)
    2016: Alemanha 4x1 Portugal (Euro)

    Até o CR7 agora fica a vontade, pois ele sabe o poder de enfrentar Klose, Schweinsteiger, Ballack, Lahm e tantos outros...

    Hoje ele deve olhar pra trás e rir bem alto quando vê esse time agora, que não é inofensivo a qualquer um, faz a festa e ainda chama os outros pra dança...

    Amo triste pro futebol alemão, e o Bayern também vazou cedo... Times que não sabem aproveitar a oportunidade no futebol...

    Paciência, meus amigos, paciência e vida que segue...

    ResponderExcluir
  4. Portugal é freguês da Alemanha e fazia 2 décadas que não vencia os alemães, mas hoje eles quebraram o tabu e saíram vitoriosos com méritos. Não adianta arranjar culpados para essa derrota, se tivesse vencido, quando fosse na final seria atropelada pela Espanha já que a Alemanha é freguesa ou da França que está muito superior. Essa seleção vai passar vergonha na copa do mundo e deve ficar ainda na fase de grupos.⚽🇩🇪

    ResponderExcluir
  5. O futebol alemão está decadente, aliás o esporte em geral na Alemanha está numa crise sem precedentes, não há mais resultados significativos em praticamente nenhuma modalidade, inclusive no cenário restrito dos campeonatos europeus! É o terceiro insucesso dentro da Alemanha, num cenário recente (a Euro, a final da Champions/clubes: Bayern e Borussia, e agora a Liga das Nações). A situação é aterradora, pois não se vê muito poder de reação, falta material humano e pelo que se sabe o Investimento em esporte na Alemanha vem caindo, já há discussão em relação a este fato por lá! Quanto ao futebol, dá a impressão que esta má fase vai perdurar ainda por um tempo, infelizmente! É bem possível que a Alemanha ainda apresente mais vexames, talvez até mais terríveis do que ser eliminada em casa por Portugal, levando gol de um jogador de pra lá de 40 anos! E eu achando que aquela derrota pra Coreia do Sul na copa da Rússia, tinha sido o fundo do poço, mas parece que não! Em que pese o "passar de pano" clássico, os fatos mostram que a situação real é assustadora! Uma lástima para um futebol e no sentido mais amplo, deum esporte alemão outrora vencedor e que agora se mostra "um saco de pancadas"!

    ResponderExcluir
  6. O que assusta no atual estágio é que o futebol alemão está se acostumando a perder! A Alemanha está virando o "salão de festas" dos outros, onde, de novo, será erguida uma taça em solo pátrio e o capitão não será da casa! Este é um cenário aterrador para aqueles que já foram gigantes um dia! É muito mais do que constrangedor, é um fato que vem se estabelecendo, dando a impressão de que é um cenário que veio pra ficar! O futebol alemão morreu!

    ResponderExcluir
  7. Foi triste e doloroso ter perdido para Portugal depois de quase duas décadas, mas se a Alemanha fosse fazer a final contra a Espanha, o atropelo seria inevitável e a humilhação sem precedentes. Amanhã na disputa pelo 3° Lugar que é um jogo frio e sem valor algum, a França vai vencer por 2 a 0 pra terminar de jogar a pá 🪏 de cal nessa seleção. A Alemanha não consegue ganhar absolutamente nada.

    ResponderExcluir
  8. Amanhã a Alemanha precisa se cuidar pra não levar um sacode da França, que tem um time tecnicamente melhor e um técnico mais experiente evencedor! Mas o que mais preocupa é o futuro, onde de setembro a novembro trm as eliminatórias pra copa, em tiro curto! Eslováquia e principalmente a Irlanda do Norte (que historicamente cria problemas) podem complicar a Alemanha (apenas o primeiro passa direto e o segundo colocado vai pra repescagem). Vide a Itália que já ficou fora de duas copas e pelo jeitovaificar de fora da terceira... talvez uma eliminação pracopa fosse o choque definitivo que a DFB precise levar pra acordar! O futebol alemão está em crise, ela começou depois do título de 2014, de lá pra cá é um vexame atrás do outro e as vezes o poço é profundo... França 3x0!!!

    ResponderExcluir