Heidenheim e Elversberg fazem o jogo de ida dos playoffs da Bundesliga
Por Guilherme Costa
A trigésima quarta rodada da Bundesliga e 2.Bundesliga, mais conhecida como última rodada da temporada, definiu as vidas das equipes para a próxima temporada. Na primeira divisão, além do campeão Bayern de Munique, foram definidas as vagas para as competições europeias: Bayer Leverkusen, Eintracht Frankfurt e Borussia Dortmund, se classificaram para a Champions League; o Freiburg se classificou para a Europa League (a outra vaga será definida no próximo sábado, na final da Copa da Alemanha entre Stuttgart e Arminia Bielefeld); e o Mainz garantindo vaga na Conference League.
Para quem já está habituado com o calendário do campeonato alemão, sabe que a última rodada não é exatamente o fim de tudo. Há ainda os playoffs de acesso! E o confronto desta temporada colocará dois novatos (não de tempo de fundação) que tem uma história recente bastante semelhante: Heidenheim e Elversberg.
O confronto de ida será amanhã, quinta-feira (22), na Voith-Arena, às 15:30 (horário de Brasília). Já a volta está agendada para a próxima segunda-feira (26) no Waldstadion an der Kaiserlinde, também às 15:30. Ambos os jogos serão transmitidos pela OneFootball (site que transmite todos os jogos do campeonato alemão).
Semelhanças e diferenças entre si
Quando o Blau-Rot conseguiu subir para a elite alemã num milagre da última rodada, o Elversberg conquistou o título inédito da terceira divisão e o seu primeiro acesso para a segunda divisão. As respectivas temporadas de estreia foram igualmente memoráveis: o Heidenheim terminou a temporada 23/24 na oitava colocação, venceu o Bayern de Munique e garantiu a sua primeira participação numa competição europeia; ao passo que o seu adversário terminou a sua primeira temporada na segunda divisão em décimo primeiro, mas longe de sofrer com o fantasma do descenso.
A longevidade dos treinadores e, consequentemente, o sucesso de seus respectivos comandos também é outro ponto que os conectam. Claro que Horst Stephen está muito longe dos dezoito anos do qual Frank Schmidt está à frente do Heidenheim, porém os sete anos em Spiesen-Elversberg é bem significativo.
O palco dos confrontos também os colocam próximos. Tanto a Voith Arena quanto o Waldstadion an der Kaiserlinde são estádios com capacidades modestas (15 mil e 8 mil, respectivamente), mas com a atmosfera de torcedores que vivem um grande sonho!
Entretanto, nesta temporada de 24/25, a histórias das simpáticas equipes não foram tão semelhantes. Enquanto o Balu-Rot viu o conto de fadas da primeira temporada virar um grande pesadelo (mesmo com o bom desempenho na Conference League), o Elversberg fez a grande temporada da sua história, chegando flertar com a liderança da 2. Bundesliga - algo muito significativo para uma equipe que está apenas em sua segunda temporada na segunda divisão.
Nenhum comentário