Dois clubes da Bundesliga deixam o Twitter/X por causa de Elon Musk
Dois clubes da primeira divisão da Bundesliga anunciaram que estão deixando o X, antigo Twitter, por conta da atual gestão do Elon Musk, proprietário da plataforma: St. Pauli e Werder Bremen.
Os Piratas, em publicação na rede social BlueSky, se posicionou contra o bilionário e destacou que ele transformou a plataforma em “uma máquina de ódio”.
“Estamos saindo do X e apelamos a todos os seguidores para nos seguirem no BlueSky. Elon Musk converteu o espaço de debate do Twitter numa máquina de ódio que também pode ter um impacto negativo nas eleições federais”, publicou o St. Pauli.
O comunicado do St. Pauli também cita as eleições dos Estados Unidos, que teve Donald Trump como vencedor.
“Após a vitória eleitoral, Donald Trump também anunciou que faria de Musk o chefe de uma autoridade recém-criada. Musk já tinha apoiado ativamente Trump durante a campanha eleitoral, também com a ajuda de X. Pode-se presumir que X também promoverá conteúdo autoritário, misantrópico e radical de direita na campanha eleitoral federal e, assim, manipulará o discurso público”.
Já os Papagaios, através do CEO do clube, Klaus Filbry, anunciaram a decisão na reunião geral anual do clube, na segunda-feira (18). Ao explicar a decisão, Filbry lamentou o efeito que Musk teve no X desde a sua aquisição.
“Desde que Elon Musk assumiu a plataforma, discurso de ódio, ódio contra minorias, postagens extremistas de direita e teorias da conspiração foram permitidas a se espalhar em um ritmo incrível, tudo sob o disfarce de liberdade de expressão. A radicalização da plataforma está sendo ativamente impulsionada por Elon Musk e suas postagens pessoais, que incluem comentários transfóbicos e antissemitas, bem como a disseminação de narrativas de conspiração”, disse o Werder Bremen.
“Quase nada está sendo monitorado atualmente na plataforma. Os algoritmos e a tomada de decisões na X são processos totalmente não transparentes. Além disso, Elon Musk está utilizando a rede social como uma arma política, como visto recentemente durante o curso da eleição dos EUA”, acrescentou.














É uma pena, mas eu consigo compreendê-los. Mas isso não é motivo para abandonar plataformas que podem trazer muitos lucros para quem tem uma conta nessas redes sociais. Todos sabem que o uso das redes sociais pode trazer vantagens em termos de marketing, independentemente do que você faça. Existem melhores plataformas de marketing digital que podem lhe proporcionar uma boa publicidade nessas plataformas e não só, então, independentemente de quem controla essas mídias, acho que o uso delas é benéfico.
ResponderExcluir