Ad Home

Últimas

Copa da Alemanha e as dinâmicas de um sonho

Por Guilherme Costa

Reprodução: Facebook/ DFB-Pokal

Nesta quarta (03), o Bayer Leverkusen garantiu tranquilamente a sua vaga para a final desta edição da Copa da Alemanha, ao golear o Fortuna Düsseldorf por 4 a 0. Os Werkself irão enfrentar o Kaiserslautern, que venceu a grande surpresa da edição Saarbrücke - a decisão acontece em 25 de maio, no estádio Olímpico de Berlin.

"O sol sempre brilha para todos" (ou qualquer variação disso) é uma frase perfeita para a atual temporada alemã, com o Bayer perto do seu inédito título da Bundesliga (finalmente), com o St. Pauli muito próximo do retorno à primeira divisão alemã, com as boas campanhas dos estreantes em suas respectivas divisões: Heidenheim e Elversberg, e principalmente com a Copa da Alemanha.

Começando com a apoteótica campanha do Saarbrücken, atual décimo primeiro colocado da terceira divisão da Alemanha, que chegou à semifinal eliminando Bayern de Munique, Eintracht Frankfurt e Borussia Mönchengladbach - quando todos achavam que a surpresa iria se limitar ao êxito ante o Karlsruher.

A eliminação praticamente encerrou as pretensões da equipe, uma vez que o time não corre riscos de ser rebaixado para a quarta divisão alemã. Mas, independentemente disso, a campanha e o sonho do título da Copa da Alemanha já foram o suficiente para deixar o time e os seus torcedores bastante felizes com a temporada.

Ao contrário do Saarbrücken, as outras equipes envolvidas nas semifinais tem outras preocupações até o final de março. Começando pelo Düsseldorf, que no último final de semana assumiu a terceira colocação da 2. Bundesliga, garantindo um importante passo rumo à primeira divisão. Do outro lado. Ou melhor: da outra ponta, o Kaiserslautern volta à uma final da Copa da Alemanha após vinte e dois anos. Contudo, os Diabos Vermelhos não tem muito tempo para comemorar a vaga na final, uma vez que a equipe está brigando contra o rebaixamento para a terceira divisão.

Para o grande favorito e sensação da Europa, o Leverkusen está próximo de conquistar uma dobradinha que foi perdida na histórica temporada de 2001/02, quando a equipe foi vice da Champions League, Bundesliga e Copa da Alemanha. Desta vez, o roteiro parece que será diferente - ao que tudo indica -, com o título inédito da Bundesliga muito próximo e o adversário da final da Copa da Alemanha (a equipe ainda está nas quartas de finais da Europa League).

Se para o Leverkusen e com certeza para o Saarbrücken tudo são flores nesta Copa da Alemanha, não posso dizer o mesmo para Kaiserslautern e Düsseldorf. Por falar em Kaiserslautern, o time amargou quatro temporadas na terceira divisão e conseguiu o acesso na temporada passada; a boa temporada de 22/23 deu indícios que a terceira divisão havia ficado no passado, mas justamente quando a equipe pode conquistar um título tão importante e surpreendente. 

O Düsseldorf, que certamente está triste com a eliminação de ontem, pode terminar a temporada extremamente feliz, ao contrário do Kaiserslautern que pode encerrar a temporada bastante infeliz. O Bayer pode se dar o ao luxo de ser infeliz, caso confirme o título da Bundesliga; mas pode ser duplamente feliz com a dobradinha alemã. O Saarbrücken está curtindo o momento. Seja como for, Bayer, Kaiserslautern, Düsseldorf e Saarbrücken, são bons exemplos de como as emoções são bastante voláteis no futebol, e em como sempre haverá alguém que irá rir por último em busca dos seus sonhos.

Nenhum comentário