Ad Home

Últimas

Union Berlin: Urs Fischer deixa a equipe após cinco anos no comando do clube

 Por Guilherme Costa



Reprodução: Facebook/ 1. FC Union Berlin

Após a derrota por 4 a 0 ante o Bayer Leverkusen (sensação da atual temporada), o outrora sensação Union Berlin chegou a última posição da Bundesliga, amargando a nona derrota no campeonato - somando com os jogos da Champions League e Copa da Alemanha, a equipe de Berlin chegou a décima derrota consecutiva. O péssimo e inesperado começo de temporada foi o suficiente para o fim da linha do técnico, Urs Fischer, que estava no time desde julho de 2018.

O anúncio foi realizado no início de quarta-feira (15), embora a decisão tenha sido tomada no final da tarde da segunda-feira (13). No anúncio, o presidente do clube Dirk Zingler comentou que a decisão foi tomada com grande pesar: 

“Para mim pessoalmente e certamente para toda a família Union, este é um momento muito triste. Dói não termos conseguido quebrar a tendência negativa das últimas semanas. Olhando para trás, para o tempo que passamos juntos e para os sucessos que celebramos juntos, sinto-me grato e orgulhoso. Por mais dolorosa que seja essa separação, Urs Fischer parte como um amigo que será recebido por nós de braços abertos em todos os momentos.”

Urs Fischer chegou à equipe no dia 1 de julho de 2018 (junto com o seu assistente Markus Hoffman) e, em sua primeira temporada, comandou o Die Eisernen (Os de Ferro) ao acesso à Bundesliga via playoffs de acesso contra o Werder Bremen - o Union Berlin é, até então, a última equipe da 2.Bundesliga conseguir o acesso à Bundesliga via playoffs de acesso. Após uma temporada segura na Bundesliga, Fischer e Union chegaram ás competições europeias: UEFA Conference League (2021/22), não passando da fase de grupos e UEFA Europa League, caindo nas oitavas de final. O apogeu veio na temporada seguinte, quando a equipe terminou o campeonato alemão na quarta colocação se classificando para a Champions League. 

Fischer e Hoffman disputaram, em pouco mais de cinco anos à frente da equipe de Berlin, duzentos e vinte e quatro jogos, conquistando noventa e cinco vitórias, cinquenta e oito empates e setenta e uma derrotas. Marco Grote - treinador do sub 19 - irá ocupar interinamente o cargo de treinador do time principal, juntamente com a assistente técnica, Marie-Louise Eta.

Fonte: Union Berlin.de

Um comentário:

  1. O perfil administrativo no futebol alemão pode estar mudando para um estilo mais próximo do brasileiro ou seja, "pavil curto", pouca paciência em termos de resultado! Se não há resultado, muda-se a gestão! O futebol europeu sempre foi mais leniente em relação a este aspecto, ou seja, mesmo sem resultados os gestores eram mantidos. Porém temos visto recentemente uma mudança de postura, ainda tímida, mas me parece irreversível. Os gestores no futebol europeu terão que se adaptar a esta nova realidade, de maior pressão por resultado e de forma mais premente! Talvez os próprios contratos tenham que passar a ter cláusulas e negociações atreladas a este sentido, o que afinal de contas faz parte de uma relação comercial! O futebol está deixando de ser meramente vitrine, é preciso oferecer outros resultados! Treinadores: bem vindos ao mercado!

    ResponderExcluir