Ad Home

Últimas

Críticas por toda parte! Derrota do Bayern na Supercopa expande debate sobre comando de Thomas Tuchel

Sob pressão? Treinador do Bayern de Munique recebe múltiplas opiniões negativas

Por Guilherme Damaceno

No último sábado (12), Bayern de Munique e RB Leipzig se enfrentaram na Allianz Arena pela decisão da Supercopa da Alemanha. Apesar de toda euforia da torcida bávara pela chegada do astro Harry Kane, a equipe não conseguiu demonstrar um bom desempenho e sucumbiu por 3 a 0 diante dos Touros.

A expectativa do Gigante da Baviera para esta partida era alta, uma vez que, a equipe poderia bater o recorde de títulos consecutivos da competição, cujo número é três, além, é claro, da chegada do novo camisa nove. Porém, a festa foi interrompida por uma atuação catastrófica dos bávaros e uma noite iluminada de Dani Olmo que marcou três vezes e garantiu o primeiro título do emergente Leipzig.

Após o confronto, Thomas Tuchel atendeu aos jornalistas na zona mista e causou reações diversas por suas declarações. Desapontado pela derrota, o treinador ainda busca soluções para a equipe.

“Nós perdemos chances claras. A discrepância entre forma, humor e o que demonstramos em campo é enorme. É inexplicável para mim”, disse o comandante para a Sky.

Tuchel ainda se desculpou com Harry Kane, que foi posto em campo como uma carta na manga, porém, o jogador tinha chegado na madrugada do dia do jogo e teve pouquíssimo tempo para se adaptar. “Eu peço desculpas. É provável que ele pense que não treinamos a quatro semanas”, disse a Sat.1.

Logo após o término das entrevistas, o técnico do Gigante da Baviera começou a receber uma série de críticas em todas as partes da imprensa alemã. 

Campeão da Copa da UEFA com o clube na temporada 1995/96, Dietmar Hamann declarou ao jornal Bild: 

“Eles não jogam como equipe. Você pode ter os melhores jogadores em termos de individualidade, mas se não trabalharem juntos, Harry Kane não poderá ajudá-los.”

Além de Hamann, Maik Franz escreveu em sua coluna na revista Kicker que, “Por um lado, o fato de o treinador reconhecer as falhas do time de forma clara é honesto. Contudo, é um risco, em meu ponto de vista, não é um bom sinal do líder para o time”.

No entanto, o ex-jogador ainda acredita que os bávaros irão defender o título mais uma vez, Franz explicou: “Eles precisam de tempo e ainda permanecem vulneráveis. Sobretudo com Sven Ulreich defendendo a meta. Se equipes como Leipzig e especialmente o Borussia Dortmund conquistarem pontos de forma consistente desde o início, a Bundesliga pode entregar uma empolgante disputa pelo título.”

Lothar Matthäus também não poupou palavras para questionar as declarações de Tuchel após a partida contra o Leipzig, em sua coluna do jornal Sky, Mattäus escreve: 

 “Tenho certeza de que as declarações irão causar incompreensão e discordância entre os profissionais. Se ele não tomar cuidado, ele não irá se impor no vestiário da forma que deveria. Isso pode, rapidamente, se tornar perigoso. No geral, fiquei surpreso com as declarações concedidas.”

Além disso, o lendário ex-jogador criticou o treinador por optar pela estreia precoce de Harry Kane.

“Você deveria ter apresentado o jogador aos fãs depois de todos os imbróglios dos últimos dias sobre a assinatura do contrato e deveria tê-lo colocado ao lado de Uli Hoeness nas arquibancadas”, escreveu Mattäus em sua coluna esportiva.

O alemão ainda complementa dizendo que o Kane deveria treinar com a equipe e estrear, somente, na abertura da Bundesliga contra o Werder Bremen:

“Ele deveria ter treinado com a equipe durante uma semana e, assim, estar em campo, como titular, contra o Werder Bremen no início da temporada. Para mim, a estreia de Kane, da forma que ocorreu, foi um erro.”

As críticas seguiram, desta vez com o ex-treinador Peter Neururer em entrevista ao portal esportivo alemão WettFreund que afirmou que a derrota do Gigante da Baviera fora merecida.

“O RB Leipzig merecidamente bateu o Bayern de Munique por 3 a 0. O Leipzig vence seu primeiro título da temporada e o drama se inicia em Munique.”

Neururer definiu as declarações de Thomas Tuchel como devastadora e, indagou um questionamento para o treinador ao dizer que “é devastador o que o Bayern de Munique pode enfrentar no futuro. Se o treinador está no prejuízo, quem vai consertar?”

Stefan Effenberg também criticou o pedido constante do técnico por um camisa seis. Effenberg ressaltou a qualidade de Kimmich, Goretzka e Laimer e entende que seja suficiente.

“Eu não entendo o problema. Se tenho Kimmich, Laimer e Goretzka, então algum deles está apto a atuar como camisa seis. Não há discussão que Kimmich tem a qualidade necessária para isso. Também se aplica a Laimer. Portanto, você tem os jogadores para preencher a lacuna que Tuchel demanda.”

Por fim, o alemão demonstrou seu descontentamento com a atuação da equipe contra o Leipzig na Supercopa. 

“Era sobre um título. A forma como o Bayern atuou foi catastrófica. O treinador deveria saber muito bem quais são os problemas e onde eles estão. A performance foi decepcionante e assustadora”, declarou o ex-campeão do Bayern de Munique.

Com todas as críticas, resta saber se haverá melhoria do Gigante da Baviera ao longo da temporada. Sob tamanha desconfiança, Thomas Tuchel prepara a equipe para abrir a temporada da Bundesliga no Weserstadion contra o Werder Bremen, na próxima sexta-feira (18), às 15h30, pelo horário de Brasília.

Nenhum comentário