Ad Home

Últimas

"Oba, a 2. Bundesliga voltou" e algumas considerações!

 Por Guilherme Costa


Dois meses após o final apoteótico da 2.Bundesliga, que consagrou o acesso do Heidenheim (campeão), do Darmstadt e as quedas de Arminia Bielefeld, Jahn Regensburg e Sandhausen, a segunda divisão germânica está de volta.

Reprodução: Premier League Brasil


O jogo de abertura não podia ser mais pesado: Hamburgo x Schalke 04. São treze títulos alemães e oito da Copa da Alemanha. Mas o peso não termina nessas duas equipes. Tendo Nuremberg (o segundo maior campeão da divisão máxima da Alemanha), Kaiserslautern, Hertha Berlim, Hannover 96, Karlsruhe, Fortuna Düsseldorf, Eintracht Braunschweig, Greuther Fürth e Holstein Kiel, a 50º edição da 2.Bundesliga contará com onze campeões da Bundesliga (alguns foram campeões da primeira divisão da Alemanha, na era pré Bundesliga).

Algumas questões seguem na mesma, como o anseio (ou não) pelo acesso do tradicional Hamburgo, encerrando seis temporadas de martírio na segunda divisão alemã. Os dois times vindo da Bundesliga, Hertha Berlim e Schalke 04, também despertam o interesse para como será a temporada: será de queda seguida, como ocorreu com o Arminia Bielefeld nas duas últimas temporadas, ou elas serão aquelas equipes boas demais para a segunda divisão mas nem tanto para a primeira? 

E as surpresas. Quem se candidata a sugerir alguma? Primeiro é importante ressaltar que o Heidenheim não foi uma surpresa, já que vinha fazendo campanhas regulares há um bom tempo. Mas o Kaiserslautern, que finalmente saiu da terceira divisão, fez uma campanha surpreendentemente sólida. Nesta temporada, teremos o estreante Elversberg e o retorno de Wehen Wiesbaden (que não tomou conhecimento do Arminia Bielefeld, nos playoffs de acesso à 2.Bundesliga) e do Osnabrück. Será que eles irão seguir os passos do Kaiserslautern?

Outro destaque vai para algumas presenças ilustres, como o retorno do meia Lars Stindl para o Karlsruhe, após treze anos quando o meia se transferiu para o Hannover 96. Por falar em regresso, e Hannover, a equipe da Baixa Saxônia também viu o regresso de um filho pródigo: Marcel Halstenberg, que retorna após doze anos. O Hamburgo não teve um retorno, mas sim uma saída significativa. Sonny Kittel deixou a equipe, após seis temporadas e foi para a Polônia; para o seu lugar, chegou o bom holandês, Immanuel Pherai (destaque também para a contratação do zagueiro português, Guilherme Ramos).

Sempre há uma imensa expectativa quando o seu campeonato favorito (um dos, no meu caso) retorna. Mas o que é garantido, será a alta dose de emoção em mais uma temporada da 2.Bundesliga. Se na temporada passada a luta pelo acesso e contra o rebaixamento, que nos brindou com jogos como Heidenheim 3 x 3 Hamburgo e Eintracht Braunschweig 3 x 3 Arminia Bielefeld, foi insana; nesta temporada aguardamos que histórias como a imensa arrancada do St. Pauli, na temporada tenha algum paralelo com esta.

Seja para o bem ou para o mal, a 2.Bundesliga e suas emoções começam hoje!

Nenhum comentário