Ad Home

Últimas

O que esperar do Brasileirão 2023: Análise e Prognósticos

Imagem: Vejapixel

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 2023 em sua 20ª edição da era de pontos corridos se estenderá até o dia 3 de dezembro e neste ano teremos a volta de quatro dos chamados grandes clubes nacionais que estavam na série B no ano passado:

  • Grêmio
  • Bahia
  • Vasco da Gama
  • Cruzeiro

Desta vez, depois de muitas queixas por parte dos clubes a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) paralisa o campeonato durante as datas FIFA, sem dúvida um grande alívio para os clubes que tenham seus atletas convocados para a seleção nacional.

Apesar de alguns clubes estarem enfrentando crises financeiras que os impedem de se reforçar com grandes nomes, será um campeonato muito disputado.

Muitos professores de fora

A invasão de técnicos estrangeiros continua e teremos no comando de várias equipes técnicos estrangeiros renomados e conhecedores de nosso futebol, além de já serem detentores de títulos nacionais como:

Abel Ferreira

O português chegou ao Palestra em 2020 vindo do clube grego Paok. Um técnico não muito conhecido, mas que mostrou o que sabe tendo já faturado um Campeonato Brasileiro (2022), duas Copas Libertadores da América (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2020), uma Recopa Sul-Americana (2022), uma Supercopa do Brasil (2023) e dois Campeonatos Paulista (2022 e 2023).

Juan Pablo Vojvoda

O argentino Vojvoda foi contratado em 2021 pelo Fortaleza vindo do clube chileno Unión La Calera. Hoje em seu currículo conta com três títulos do Campeonato Cearense de 2021, 2022 e 2023 e uma Copa do Nordeste de 2022.

No Brasileirão do ano passado a equipe cearense chegou a ficar um turno completo na zona do rebaixamento, mas graças ao esforço da equipe e a qualidade do seu técnico terminou o Brasileirão em 8º lugar com 55 pontos conseguindo se classificar para a primeira fase da Copa Libertadores.

Jorge Sampaoli

O outro argentino Jorge Sampaoli do Flamengo fez seu primeiro trabalho no Brasil dirigindo o Santos e levando o clube ao segundo lugar no Campeonato Brasileiro. Passou pelo Atlético Mineiro onde conquistou seu primeiro título no Brasil, o de Campeão Mineiro.

Agora no rubro-negro carioca recheado de estrelas se espera muito de Sampaoli que com seu trabalho seja capaz de ganhar muitos troféus.

Mas a opção por técnicos estrangeiros não parou por aí, ainda temos os portugueses Renato Paiva no Bahia, Pepa no Cruzeiro, Pedro Caixinha no Red Bull Bragantino e Ivo Vieira no Cuiabá.

E os favoritos?

Quem quiser apostar no Brasileirão 2023 há os favoritos de sempre, estando o Palmeiras em primeiro lugar brigando com o Flamengo pelo título.

No caso do Palmeiras seu elenco está muito entrosado e conta com três jogadores decisivos, Raphael Veiga, Dudu e Rony, além de Zé Rafael e Gustavo Gómez em excelente fase.

Abel é um treinador que conhece seu elenco a fundo. Não será fácil tirar o Palestra da briga pelo título.

O Flamengo apesar de ter um elenco recheado de grandes estrelas e ter agora no comando Jorge Sampaoli ainda está devendo, a equipe não rende o esperado e não tem tido a regularidade necessária.

O Atlético Mineiro é um caso curioso com um elenco invejável e um atacante matador como Hulk, mas desde o ano passado não consegue deslanchar no Campeonato Brasileiro tendo ficado no ano passado em 7º lugar.

O Galo precisa começar a ter mais regularidade e assim com certeza poderão surpreender durante o ano.

Como em todos Campeonatos Brasileiros poderão ocorrer surpresas, afinal vários clubes que vieram da série B se tornaram SAF e com isso passaram a investir mais em seus elencos como no caso do Bahia, Vasco e Cruzeiro. Esses clubes podem subir na tabela embora não tenham força para chegar ao topo.

Existem ainda clubes que estão bem estruturados e com elencos equilibrados como o Botafogo, Fluminense, Grêmio, Internacional e RB Bragantino que não podemos considerar fora da briga pelo título.

Muitas vezes alguns times começam bem na competição, contudo não conseguem manter o ritmo até o final do campeonato. Isso não é uma regra, portanto não se surpreendam ao ver um desses clubes a frente da tabela.

Edição dos atacantes?

Outro ponto a se levar em conta é que neste ano temos vários atacantes em excelente forma como: Tiquinho Soares do Botafogo, Vitor Roque do Athletico, Eduardo Sasha do Red Bull Bragantino, Hulk do Atlético Mineiro, Róger Guedes do Corinthians, Luis Suárez do Grêmio, Deyverson do Cuiabá, Gabriel e Pedro do Flamengo, dentre outros.

Esses artilheiros podem causar muito estrago em disputas diretas com seus concorrentes.

E lá embaixo?

Agora falando sobre as piores equipes que disputarão o Brasileirão 2023 e que terão de fazer muita força para não caírem na zona do rebaixamento, a situação ainda não está muito clara.

Seria muito cedo para dizer quais seriam os clubes rebaixados neste ano, mas se observarmos o ocorrido na competição na edição passada, o Coritiba e o Cuiabá escaparam por muito pouco do rebaixamento.

Este ano em seus respectivos campeonatos estaduais o Cuiabá foi o campeão mato-grossense e o Coritiba ficou em 3º lugar no Campeonato Paranaense, isso poderia ser um sinal claro de recuperação.

Porém, devemos levar em conta que os dois campeonatos estaduais não são parâmetro de comparação para as dificuldades que esses dois clubes enfrentarão jogando na elite do futebol nacional.

Enfim, em um campeonato com 20 clubes e 38 rodadas muita coisa pode acontecer, ocorrerão muitas reviravoltas, desde grandes clubes despencando na tabela a clubes pequenos surpreendendo.

Isso não seria novidade alguma nem no Campeonato Brasileiro onde já tivemos clubes que não eram nem de perto considerados favoritos a ganharem a competição antes da era dos pontos corridos e surpreenderam como o Guarani de Campinas em 1978 e o Coritiba em 1985 tendo o Bangu como vice.

Acompanhe o Brasileirão

Agora você já sabe que o Brasileirão tem muitas histórias para acompanhar e times que podem tanto brigar lá em cima como tentar fugir do temido rebaixamento. Acompanhe o desenrolar de tudo isso nos próximos meses.


Nenhum comentário