Ad Home

Últimas

Mata-mata na Bundesliga? Proposta de mudança no formato pode acabar com domínio do Bayern

É inegável que o Bayern de Munique, por ser o clube mais rico da Alemanha, sempre é o principal favorito a conquistar o título da Bundesliga no começo de cada temporada. Mas isso pode acabar.

Wolfgang Holzhäuser, ex-presidente da Bundesliga, fez uma proposta de mudança no formato da competição e que pode minar a hegemonia do Bayern dentro do país.

Em entrevista ao site Spox, Holzhäuser falou sobre a inclusão de um sistema de mata-mata no Campeonato Alemão. Segundo ele, isso daria mais oportunidades de marketing ao torneio.

"Os quatro primeiros colocados jogariam uma semifinal entre si depois da temporada regular: o primeiro contra o quarto, e o segundo contra o terceiro. Os vencedores jogariam uma final e os perdedores, o terceiro e quarto lugares", disse o ex-CEO. 

"Esse formato seria apaixonante para os torcedores. É algo que não dá para resolver de uma forma econômica, portanto que seja de forma esportiva. Isto também teria uma vantagem financeira", continuou.

"O futebol e os seus fãs geralmente têm uma postura conservadora e que está pouco aberta às coisas novas. Talvez um ano o Bayern de Munique jogue pior ou tenha azar com lesões. Com sorte, alguma outra equipe poderá se beneficiar disso. A carga (de jogos) poderia ser um problema, mas isso é uma questão das competições internacionais, não da Bundesliga".

Ainda de acordo com Wolfgang Holzhäuser, apesar de considerar uma excelente proposta, ele sabe que dificilmente o Bayern e outros clubes de ponta da Alemanha poderão aceitar essa mudança drástica na forma de disputa.

"Eles não estariam de acordo, mas podemos sempre debater. Não se trata de retirar nada do Bayern de Munique. Temos de gerar novas receitas e distribui-las. Também seria bom um método de pagamento decrescente, em que o último classificado ganhasse mais relativamente ao quinto", finalizou.

Desde quando a Bundesliga foi criada, em 1963, a forma de disputa sempre foi em pontos corridos, com dois turnos.

Nenhum comentário