Ad Home

Últimas

Hamburgo e St. Pauli fazem o 104º derby da história. O que esperar do duelo?

Por Carlos Eduardo Schon (@cadado_schon)

Sexta-feira é dia de derby no norte da Alemanha! Em Hamburgo, HSV e St. Pauli realizarão o 104º clássico de suas histórias, em partida de abertura da 6ª rodada da 2. Bundesliga.

Atual líder e com o artilheiro da competição até o momento, o Hamburgo buscará manter o seu ótimo inicio de temporada, enquanto o “primo pobre” tentará sua segunda vitória seguida atuando fora de casa no Hamburger Stadtderby. Com vocês, alguns fatos interessantes do duelo, que terá seu apito inicial às 18:30 (14:30 no Brasil).

Começo de temporada

O Hamburgo na mão do técnico Daniel Thioune não poderia ter começado melhor: em cinco jogos, foram cinco vitórias, 15 pontos e de quebra o melhor Saisonauftakt (começo de temporada) de sua história. E isso contando na estatística a Bundesliga. Já do lado visitante, a campanha consolida um sexto lugar: com uma vitória, três empates e duas derrotas. 

Vale lembrar que ambas as equipes já foram eliminadas da DFB Pokal, a Copa da Alemanha, e centram suas atenções totalmente no torneio nacional. Enquanto os dinossauros levaram uma goleada do Dynamo Dresden por 4 x 1, os Kiezkicker foram eliminados pelo modesto SV Elversberg, da quarta divisão. 

Histórico no confronto 

Ao longo da tradicional história do derby da cidade de Hamburgo, ambos os clubes se enfrentaram 103 vezes, com o jogo da sexta-feira sendo o 104 encontro. Até o momento, as estatísticas mostram uma grande superioridade dos Rothosen. São 68 vitórias, 15 empates e 20 derrotas. Contudo, os resultados recentes contam a favor do St. Pauli. Nos cinco últimos encontros, os piratas venceram três partidas, enquanto o HSV só saiu vitorioso em uma delas. Destaque para o último triunfo no mesmo Volksparkstadion, palco do jogo de hoje, por 2 x 0 na temporada passada. 

O “derby mais tranquilo da história”

Bom, pelo menos é assim que alguns jornais alemães tratam o jogo, sobretudo pela visão da polícia, que aparentemente terá uma missão bem “tranquila” para acalmar os nervos de torcedores rivais. Em virtude da pandemia do novo Coronavírus, serão permitidos somente 1000 torcedores no estádio, destes nenhum visitante. 

A expectativa é de que, porém, haja muitos fãs nos Kneipen (os bares alemães) nas redondezas do estádio e da cidade.

Temporada nova, professores novos

Apesar do confronto já ser temporada após temporada muito aguardado na cidade, o dia será de estreia para ambos os times, mais precisamente no banco de reservas. Isto é, tanto para os comandantes Daniel Thioune, do Hamburgo, quanto Timo Schultz, do Pauli, a partida terá um ar de novidade, já que ambos estão em suas primeiras temporadas a frente de suas respectivas equipes. 

Em entrevista recente à radio local NDR, ambos lamentaram o fato do clássico ser disputado com poucos torcedores.

“57.000 espectadores no estádio, arquibancada explosiva, eu adoraria viver isso uma vez na vida”, disse Thioune.

“Caso nenhum treinador ou jogador dissesse que está faltando algo, eles estariam mentindo. Sem espectadores faltam também as emoções. É simplesmente assim”, reforçou Schultz.

Rival favorito de Terodde

É impossível falar do ótimo inicio de temporada dos dinossauros sem citar aquele que está colocando bolas nas redes todo santo jogo. Simon Terodde, camisa 9 dos Rothosen, é o atual artilheiro da segundona e possivelmente o homem mais letal atuando na Alemanha, atrás de Lewandowski, logicamente. Em cinco jogos, o alemão já soma seis tentos. A expectativa é de que ele balance o barbante novamente, já que o rival da cidade é sua principal vitima: em 13 encontros, Terodde anotou oito gols e deu cinco assistências frente aos Braun-Weiße.

Marius Ebbers, técnico e importante ex- atacante do St. Pauli, disse á Sky Sports que a tarefa mais difícil será realmente parar Terodde e tirá-lo de jogo. “Se eles conseguirem, então será possível, porque essa é a parte mais difícil. Como de costume, em um derby sempre é exigido ter muita paixão e espero que eles a encontrem no duelo”. 

Quem é o favorito para o duelo? Quem vencerá? Façam suas apostas!

Nenhum comentário