Ad Home

Últimas

Bundesliga bate recorde de faturamento pelo 15° ano seguido

A saúde financeira da Bundesliga é de dar inveja. A liga alemã informou recentemente que houve crescimento econômico dos clubes pelo 15º ano consecutivo, batendo mais um recorde de faturamento - o número passou dos 4 bilhões de euros (cerca de R$ 17,3 bilhões) na última temporada.

A Copa do Mundo de 2006 foi o principal ponto de virada para o futebol do país. Com novos estádios e arenas remodeladas para o Mundial daquele ano, a gestão do esporte se concentrou em altos investimentos nas categorias de base.

Em 2018, por exemplo, foram separados 141 milhões de euros para o desenvolvimento dos jogadores jovens.


Segundo o site "Máquina do Esporte", a Alemanha também se preocupou com as receitas de jogos, mas com uma política que não excluísse o caráter popular do futebol no país. No último ano, foram 538 milhões de euros em bilheteria.

O número parece alto, mas fica um pouco abaixo de outras ligas nacionais pela Europa, como a espanhola e a inglesa, mesmo com a forte economia alemã.

Por outro lado, a Bundesliga é imbatível em popularidade. A média de público foi de 43,8 mil pessoas por partida em 2018, deixando o Campeonato Alemão no topo deste quesito.

Além do trabalho de base e de público nos estádios, a Bundesliga passa por um processo de maior internacionalização, com investimentos em novos mercados.

Em outubro do ano passado, a entidade chegou a abrir um escritório em Nova York, de olho nos patrocinadores e na mídia dos Estados Unidos. Os direitos de transmissão para o mundo têm sido outra fonte crescente de renda para as equipes alemãs. O último contrato assinado chegou a 1,2 bilhão de euros

A "Máquina do Esporte" fez um vídeo que mostra como se deu esse crescimento do futebol alemão. Assista abaixo:

2 comentários:

  1. Números de dar inveja...
    E ainda tem Zé ruela que diz que o Brasileirão é o melhor, maior e mais difícil campeonato mundial...com certeza kkkk todos os 20 times com dívidas milionárias e bilionárias, clubes falidos, preço dos ingressos uma vergonha, repasse da mídia ima vergonha, desrespeito ao torcedor e uma media que acho que não chega as 25 mil pessoas...sem falar na corrupção.
    Pra esses Zé ruelas, aprendam e babem com a lição que a bundesliga dá nesse campeonato sem vergonha que temos no Brasil...isso wue nem citei a pessima arbitragem (amadora na sua maioria) e bases de clubes a maioria sem condições nenhuma... futebol brasileiro é uma vergonha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a copa de 2014 no Brasil só serviu pra isso: roubo ! Os clubes sequer tem grana pra abrir as portas num jogo...e o governo sequer consegue manter essas porcarias de estadios jogado as traças...vergonha de ser brasileiro.

      Excluir