Ad Home

Últimas

As grandes rivalidades regionais do futebol alemão: Colônia x Borussia Mönchengladbach

Por Marcelo Porto
Twitter: @porto2112

Quando se fala em rivalidade na Alemanha hoje em dia, é possível que logo venha à mente “Der Klassiker”, o confronto entre os gigantes Bayern de Munique e Borussia Dortmund. No entanto, assim como em diversos outros lugares do mundo, a Alemanha também conta com rivalidades marcantes entre clubes de uma mesma cidade ou região. Nesta série de textos, separei cinco delas que envolvem times das duas principais divisões do futebol alemão, juntamente com um pouco da história e alguns fatos curiosos sobre esses clássicos.

Colônia x Borussia Mönchengladbach


O clima tenso que envolve o dérbi do Reno teve origem nos anos 50 e foi alavancado por uma figura principal: o treinador Hennes Weisweiler, também um dos fundadores do 1. FC Köln. Hennes esteve à frente da equipe de Colônia entre 1948 a 1952 e, numa segunda passagem, entre 1955 a 1958. Porém, esta última se encerrou de maneira pouco amistosa devido a divergências com o presidente do clube na época, Franz Kremer.

Em 1964 veio o choque para todos os torcedores do Colônia, Hennes havia sido contratado pela equipe da cidade vizinha de Mönchengladbach que, até então, era considerada um “clube provinciano” por sua pouca expressividade no cenário do futebol alemão. A frustração em Colônia aumentou ainda mais com o passar dos anos após Hennes empilhar vitórias contra o seu ex-clube e levar o Gladbach à elite do futebol alemão e ao seu auge nos anos 70, nos quais o treinador conquistou três títulos da Bundesliga no comando dos potros.

Apesar do desgaste na relação com seu ex-clube, Hennes Weisweiler retornou “para casa” em 1976 e levou o Colônia à conquista de uma Bundesliga e de dois títulos da Copa da Alemanha nesta sua terceira passagem, recuperando assim seu espaço no coração dos torcedores do clube que ele ajudou a fundar. Contudo, a animosidade entre as torcidas de Colônia e Mönchengladbach não pôde ser desfeita e permanece como uma ferida aberta até os dias atuais.

Curiosidades

→ O Borussia Mönchengladbach venceu mais da metade dos encontros entre as duas equipes nas duas principais divisões da Bundesliga, sendo o maior vencedor da história do clássico no campeonato nacional;

→ A maior sequência de vitórias consecutivas pertence ao Mönchengladbach, que venceu os 8 duelos entre 1966 e 1970, período no qual foi comandado justamente por Hennes Weisweiler;

→ A rivalidade entre os clubes atingiu um novo patamar em 1971 antes do clássico na cidade de Colônia. O ônibus da equipe dos potros desapareceu do estacionamento do hotel onde a delegação estava hospedada, o que obrigou o time visitante a improvisar uniformes e equipamentos de última hora. O Colônia saiu como vencedor desse encontro e o ônibus foi posteriormente recuperado;

→ Desde 2009, a polícia alemã tem adotado uma proibição de bebidas alcoólicas no entorno do estádio em que acontece o clássico na tentativa de conter os ânimos acirrados entre as duas torcidas.

Nenhum comentário