Ad Home

Últimas

Cultura: Confira (em áudio) as 10 palavras mais bonitas da língua alemã

O blog "Entre Duas Culturas" fez uma relação bem legal das 10 palavras mais bonitas da língua alemã. Dá uma conferida no texto deles e ouça os áudios nos players abaixo.


Deutsche Sprache – schwere Sprache. Este ditado – Português: "Língua alemã, língua difícil" – é bastante conhecido entre aprendizes da língua de Goethe. Mas apesar da fama de idioma complicado, o interesse pelo alemão mundo afora só vem aumentando. Segundo dados oficiais do Instituto Goethe, há atualmente (em 2015) 15,4 milhões de alunos no mundo e 135 mil no Brasil. – Para ler mais sobre o assunto, clique aqui…

A revista Deutsch Perfekt (Editora Spotlight), voltada para o aprendizado do alemão como língua estrangeira, divulgou em novembro de 2016 o resultado de uma pesquisa entre seus leitores. A pergunta foi a seguinte: Qual é, na sua opinião, a palavra mais bonita da língua alemã? No total, 1.300 alunos enviaram suas palavras preferidas. As dez mais votadas foram as seguintes:

die Gemütlichkeit
"aconchego", "comodidade". Corresponde à sensação de conforto, tranquilidade e segurança



der Schmetterling
"a borboleta"



das Eichhörnchen
"o esquilo". Considerada por muitos estudantes de alemão uma palavra (quase) impossível de se pronunciar… Tenta aí



die Sehnsucht
De difícil tradução, mas corresponde mais ou menos à ideia de “saudade”, “nostalgia”, “desejo intenso”



die Liebe
“o amor”



das Fernweh
Esta palavra expressa a vontade de ir para lugares distantes, saindo da sua zona de conforto para ir conhecer o mundo lá fora. Trata-se de uma palavra composta – fern (“longe”) e weh (que vem do verbo wehtun: “doer”), ou seja, essa sensação pode doer no peito da gente, da mesma forma que isso acontece com a saudade de sua terra natal (das Heimweh). Lindo, né?



Ausgezeichnet
“excelente”, “ótimo”.



Wunderbar
“maravilhoso”, “espetacular”. Há quem diga que, para proncunciá-la, acaba-se sorrindo automaticamente



Genau
“exatamente”, “precisamente”. Na língua coloquial, corresponde ao nosso “Isso mesmo!”. Os alemães a usam com muita frequência



Natürlich
“natural”, “naturalmente”. Muito usada também no sentido de “Claro que sim” ou “Como não?!”



É claro que escolher a palavra mais bonita de um determinado idioma é algo altamente subjetivo, pois cada é cada um e tem uma opinião diferente. E qual é, para você, a mais linda palavra da língua alemã? Comente abaixo =)

Nenhum comentário