Ad Home

Últimas

Schalke e Dortmund se enfrentam ainda "debaixo da sombra" de Adolf Hitler

Há alguns anos fiz uma matéria bem legal para o Portal iG sobre a rivalidade entre Borussia Dortmund e Schalke na Alemanha, seguramente a maior dentro do país.


Eis o texto:

Um dos principais jogos do futebol alemão - senão o principal - é o superclássico do Vale do Ruhr entre Schalke e Borussia Dortmund. A rivalidade entre azuis-reais e aurinegros é a maior da Alemanha por se tratar de dois times populares e de cidades vizinhas do oeste do país - Dortmund e Gelsenkirchen são separadas apenas por 35 km - e pelo contexto histórico e político bastante particular por trás dos clubes.

O que Adolf Hitler tem a ver com isso?

No século passado, o Schalke era o clube preferido dos trabalhadores alemães e chegou a ser usado por Hitler como símbolo do nacionalismo. O líder nazista, apesar de não ser muito fã de futebol, era torcedor do time de Gelsenkirchen. Já o Borussia Dortmund era comandado por pessoas opositoras à política de extrema direita da época. Por ordem de Hitler, os dirigentes do BVB foram destituídos, perseguidos pelo regime e, posteriormente, fuzilados.

*Nota: Depois da reportagem, o Schalke me mandou um e-mail dizendo que Hitler não era torcedor azul-real, mas pesquisei com alguns historiadores e autores de livros sobre o nazismo e eles disseram que haviam, sim, fortes indícios dessa "preferência" do ditador pelo time de Gelsenkirchen

Coincidência ou não, um dos períodos mais vitoriosos da história do Schalke foi durante o nazismo. Enquanto Hitler comandava o '3º Reich', os azuis-reais conquistaram seis títulos alemães (1934,1935, 1937, 1939, 1940 e 1942) e ainda ganharam a Copa da Alemanha de 1938. O Borussia Dortmund, fundado em 1909, só conseguiu vencer o Schalke, fundado em 1904, no ano de 1943. Até então, eram 17 vitórias azuis e um empate.

**Na foto, jogadores do Schalke fazem reverência nazista em um jogo na Alemanha da década de 30

A partir de 1945, ano da morte de Adolf Hitler e do fim do nazismo, o Borussia Dortmund entrou em fase de ascensão, enquanto o Schalke viu o seu domínio na Alemanha despencar. O Dortmund conseguiu seus primeiros títulos nacionais em 1956, 1957 e 1963, ao passo que o Schalke foi campeão em 1958, sendo essa a última conquista de Campeonato Alemão do clube.

BVB consolidado; Schalke ainda não

O muro de Berlim caiu, a Alemanha se unificou, e mesmo assim o Borussia Dortmund continua obtendo mais êxitos do que seu arquirrival.

Desde quando a Bundesliga foi criada, na temporada 1963/1964, os aurinegros já levantaram a taça cinco vezes (95, 96, 2002, 11 e 12), além de terem conquistado uma Liga dos Campeões, em 1997. O Schalke nunca foi campeão da Bundesliga e já amarga um jejum de quase 60 anos sem vencer o campeonato nacional.

A tendência é que o próximo duelo entre Borussia Dortmund e Schalke seja bastante tenso dentro e fora de campo. Como sempre foi e sempre será, seja com Adolf Hitler vivo ou ainda assombrando os torcedores dos dois times.

3 comentários:

  1. Nunca foi confirmado esses BOATOS, que Hitler era torcedor do Schalke, como o texto afirma. Mau jornalismo isso aí, e olha que eu sou torcedor do BVB.

    ResponderExcluir
  2. Não importa o time que o Hitler torcia. Boato ou fato, o Schalke não perde e nem ganha nada com isso. A atualidade de ambos os times é muito mais bonita do que naquela época, é mais rica. São dois grandes clubes que encantam e estremecem a Alemanha.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Fabrício. Já havia alertado isso na outra matéria do Portal iG... acho errado divulgar boatos em uma matéria jornalística que se diz séria.

    ResponderExcluir