Ad Home

Últimas

Liga regional pede exclusão de time com simpatizantes do neonazismo

Engana-se quem pensa que o nazismo acabou lá na Segunda Guerra Mundial. Infelizmente não.

Nesta semana, a Associação de Futebol da Alta Saxônia pediu a suspensão do FC Ostelbien Dornburg para a Associação de Esportes da Saxônia-Anhalt por ter em seu time jogadores com posição de extrema direita e integrantes de organizações neonazistas, além de torcedores com forte históricos de violência, de acordo com o jornal "Der Spiegel".

A publicação alemã afirma que árbitros e jogadores dos outros times já fizeram várias reclamações sobre o comportamento violento dos atletas do Ostelbien durante as partidas e que foram agredidos por torcedores a caminho dos jogos. 59 dos 65 árbitros da Liga, inclusive, se recusam a apitar as partidas por medo. "Algo como isso não tem lugar no esporte", comentou o Ministro do Interior da Alta Saxônia, Holger Stahlknecht.

A Federação da Alta Saxônia acusa os responsáveis do clube de não tomarem nenhuma providência a respeito da violência dos jogadores e torcedores e por tolerarem a presença de militantes neonazistas no estádio. "O clube simplesmente não tomou medidas contra a violência e contra a glorificação da violência", comentou Erwin Bugar, presidente da Federação.

De acordo com o Der Spiegel o clube alemão já foi investigado pelo serviço secreto da Alemanha, que comprovou que, pelo menos, 15 jogadores participam de organizações neonazistas, mas o Ostelbien nega as acusações.

Ainda não há uma data determinada para o time apresentar sua versão dos fatos, mas o fato é que alguns times se recusam a enfrentar o Ostelbien quando o campeonato local começar (no dia 29 de agosto) até as providências serem tomadas.

Nenhum comentário