Ad Home

Últimas

Alemanha faz tira-teima contra algoz Argélia para apagar 'vergonha' de 1982

São poucas as seleções que a Alemanha nunca venceu em sua história. Ao longo dos anos, de todos os 90 adversários que já enfrentou, a equipe germânica jamais derrotou sete deles, incluindo a Argélia, rival de segunda-feira nas oitavas de final da Copa do Mundo.

Curta a página do Alemanha FC no Facebook

Além dos argelinos, a seleção alemã também nunca triunfou contra Costa do Marfim (um jogo, um empate), Egito (um jogo, uma derrota), Belarus (um jogo, um empate), e as extintas Boêmia e Morávia (um jogo, um empate), CEI (um jogo, um empate) e Alemanha Oriental (um jogo, uma derrota).
Lance de Argélia 2 x 1 Alemanha, na Copa de 1982
Diante da Argélia foram dois jogos e duas derrotas. O primeiro duelo foi um amistoso em 1964, em Argel, que terminou com vitória dos africanos por 2 a 0. O segundo encontro aconteceu na fase de grupos Copa do Mundo da Espanha, em 1982, quando os argelinos surpreenderam e venceram por 2 a 1.

E engana-se quem acha que os alemães têm mais sede de vingança por terem perdido naquele Mundial. Na verdade, são os africanos que estão com os germânicos entalados na garganta.

Na estreia da Copa de 82, a Argélia venceu a Alemanha Ocidental, depois perdeu da Áustria por 2 a 0 e ganhou do Chile por 3 a 2. Os alemães, por sua vez, depois de terem sido derrotados pelos africanos, golearam os chilenos por 4 a 1 e chegaram à última rodada sabendo que um triunfo por 1 a 0 sobre os austríacos classificaria tanto a Alemanha quanto a Áustria e deixaria a Argélia de fora da segunda fase.

Foi justamente o que aconteceu naquela partida realizada na cidade de Gijón. Com um gol de Hrubesch logo aos 10 minutos do primeiro tempo, a Alemanha venceu a Áustria por 1 a 0 e os dois avançaram na Copa. Os argelinos ficaram pelo caminho.

Siga o Alemanha FC no Twitter

O duelo ficou conhecido como "Jogo da Vergonha" (ou "A Vergonha de Gijón"), porque logo depois do gol alemão, nenhuma seleção se arriscou no ataque, nenhuma outra oportunidade foi criada e o duelo ficou amarrado. Uma falta de interesse escancarado e que beneficiou os europeus.

O tira-teima será nesta segunda-feira, dia 30 de junho, a partir das 17h (de Brasília). O duelo entre Alemanha e Argélia será no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

Um comentário: