Ad Home

Últimas

Os caras da Copa do Mundo: Marco Reus

Marco Reus

Data de nascimento: 31 de maio de 1989
Idade: 25 anos
Local de nascimento: Dortmund
Altura: 1,80 m
Posição: Meio-campista
Clube: Borussia Dortmund
Jogos pela seleção: 19
Desempenho: 11 vitórias, 4 empates e 4 derrotas
Gols pela seleção: 7
Número da camisa: 21
Estreia: 07/10/2011 - Alemanha 3 x 1 Turquia
Participações em Copas: Nenhuma

Pouco se ouve falar, nos dias atuais, em jogador com amor à camisa, não é? Mas se há um exemplo de que isso ainda existe, é Marco Reus, estrela do Borussia Dortmund. Nascido e criado na própria cidade de Dortmund, Reus começou a jogar futebol pelo modesto Post SV Dortmund, em 1994, com apenas 5 anos de idade. Em 1996, juntou-se às categorias de base do maior clube da cidade, Borussia Dortmund, time do coração de muitos integrantes da sua família.

Marco Reus permaneceu no BVB até o verão de 2006, quando se juntou à equipe B do Rot Wiess Ahlen para jogar a terceira divisão do Campeonato Alemão. A temporada de 2007/2008 foi de grande importância para o garoto, que atuou em 16 partidas e ajudou a equipe a vencer o campeonato para, assim, subir rumo à segunda divisão alemã. Porém, junto com a titularidade vieram as responsabilidades, que o menino Reus tirou de letra, sendo considerado uma das revelações do campeonato 2008/2009, apesar do modesto décimo lugar da equipe na tabela de classificação.

A bela campanha do, então, desconhecido atleta, cresceu os olhos de alguns clubes alemães, como o Borussia Mönchengladbach, que resolveu desembolsar 1 milhão de euros para incluí-lo à sua equipe na temporada 2009/2010. Resultado? Reus partiu e o Rot Weiss Ahlen voltou para a terceira divisão.

Como nem tudo são flores, o começo no novo clube não foi fácil, pois nem todos acreditavam (me incluo nessa, confesso!) que o garoto recém-saído da segunda divisão mostraria tanto destaque na liga principal. Relacionado para todos os jogos, Reus amargava no banco de reservas, conseguindo ser titular somente alguns meses após sua contratação. Uma titularidade que ele agarrou com unhas e dentes e, na temporada seguinte, foi eleito o melhor jogador da Bundesliga.

Mas como comentado no início do texto, Marco Reus é um dos poucos exemplos de amor pelo clube onde atua e, como dizem por aí, o bom filho à casa torna, não é? E foi o que aconteceu no dia 4 de janeiro de 2012, quando Borussia Dortmund pagou 17 milhões de euros por seu passe. O menino, que saiu de graça, voltou por uma pequena fortuna para ser, atualmente, o melhor jogador do Campeonato Alemão e ídolo inquestionável da torcida aurinegra.

Quanto à seleção alemã, esta será a primeira Copa de Marco Reus, aos 25 anos (completados hoje! Parabéns, moço). Sua estreia pela Nationalelf ocorreu no dia 7 de outubro de 2011, numa vitória da Alemanha sobre a Turquia, por 3 a 1. Reus participou, também, da Euro 2012, e chegará ao Brasil com moral, apoiado por 90% da população alemã, que pede sua titularidade absoluta na equipe de Joachim Löw.

Um comentário:

  1. Legal,quase niguem comenta nada,quando comenta,e pede para fazer de um determinado jogador,passa em branco,pouco vai fazer diferença,mas eu do deslike no site que acompanho diariamente desde do blog do Alemão.

    ResponderExcluir