Ad Home

Últimas

Três jogadores retornam à Bundesliga. O que esperar deles?

Kuranyi, Vidal e Trochowski tentam repetir sucesso do passado em seus retornos

Texto retirado da coluna "Danke, Alemanha", no Fox Sports

A temporada 2015/2016 da Bundesliga terá algumas caras novas, como os brasileiro Douglas Costa, do Bayern de Munique, e Joelinton, do Hoffenheim, mas outros reforços são velhos conhecidos do torcedor alemão. Para ser mais específico, três jogadores contratados recentemente retornam à liga alemã, onde já brilharam em outras épocas.

O Hoffenheim, por exemplo, acertou com o experiente atacante teuto-brasileiro Kevin Kuranyi, de 33 anos de idade. O centroavante estava desde 2010 no Dínamo Moscou, da Rússia, e agora volta para "provar que ainda pode atuar de novo em alto nível na Bundesliga", segundo suas próprias palavras.

Kuranyi nasceu no Rio de Janeiro, mas nunca jogou profissionalmente no Brasil. Sua carreira foi toda construída na Alemanha, onde se naturalizou e defendeu a seleção germânica entre 2003 e 2008 por 52 oportunidades - ele marcou 19 gols. O atacante começou na base do Stuttgart, depois subiu ao time principal dos Suábios e teve uma boa passagem de cinco anos pelo Schalke.

Quem também volta após um período fora da Alemanha é o meio-campista Piotr Trochowski. Lembra dele? Aos 31 anos de idade, o jogador alemão foi contratado pelo Augsburg depois de passar quatro temporadas no Sevilla, desde 2011, mas sem grande destaque. Por conta de lesão, ele não entra em campo há mais de um ano: sua última partida oficial foi em maio de 2014.

Trochowski apareceu muito bem no Bayern de Munique no começo dos anos 2000, despertando o interesse do Hamburgo, que o contratou em 2005. O meia defendeu a seleção alemã entre 2006 e 2010 (35 jogos e dois gols), sendo titular, inclusive, na semifinal da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, contra a Espanha. Depois do Mundial, sua carreira entrou em queda livre.

Uma das principais transações nesta janela de transferências é, sem dúvida, a ida do meia Arturo Vidal para o Bayern de Munique, que pagou 35 milhões de euros para a Juventus. A tarefa do chileno no clube da Baviera não será das mais simples, já que ele chega para substituir ninguém menos que Bastian Schweinsteiger, ídolo da torcida nos últimos anos e que foi para o Manchester United.

Vidal tem 28 anos de idade e, antes de brilhar na Juve, teve uma passagem bastante elogiada pelo Bayer Leverkusen, entre 2007 e 2011. Nos Leões, o chileno fez 117 partidas e marcou 15 gols. O Bayern de Munique já havia tentado contratar o atleta em 2013, mas Vidal recusou a oferta e preferiu ficar na Itália.

O que esperar deles? 

Arturo Vidal é garantia de sucesso, ele já mostrou que é capaz. Kuranyi, apesar da idade, também é uma aposta válida do Hoffenheim e deve render bons frutos, já que costumava fazer seus gols no futebol russo. Trochowski é uma incógnita. Não dá para apostar e nem desdenhar do meio-campista, é esperar para ver.

Vale lembrar que a Bundesliga será uma das atrações dos canais Fox Sports a partir de agosto. Vale a pena ficar ligado!

Um comentário:

  1. Trochowski já era, se machucou sério, agora vai ter que esperar um longo tempo pra ver se vai render

    ResponderExcluir