Ad Home

Últimas

Saiba como a torcida do Bayern ajudou o clube a quitar a Allianz Arena

Conforme o Alemanha FC noticiou recentemente, o Bayern de Munique conseguiu quitar o pagamento da Allianz Arena com 16 anos de antecedência - no total, o clube da Baviera desembolsou 346 milhões de euros para pagar o empréstimo referente à construção do estádio.

Mas como isso foi possível? A explicação é simples. Desde 2005, quando foi inaugurada, a nova casa do Bayern só não teve lotação máxima nas duas primeiras temporadas. Depois disso, a ocupação foi total, com todos os 69 mil lugares vendidos em jogos da Bundesliga e Liga dos Campeões.

Diante deste cenário, o clube passou a arrecadar cerca de 87,1 milhões de euros em dias de jogos quando a capacidade aumentou para 71 mil pessoas. E a Allianz Arena tem papel fundamental nesses ganhos, já que, além dos bilhetes, os custos potenciais com alimentação dos torcedores são altos. Vale lembrar que o tradicional wurstel (lanche de salsicha) mais um litro de cerveja custam 12,3 euros.

Ou seja, se os 71 mil torcedores que estão em todos os jogos do Bayern comprarem essa combinação de comida e bebida, o Bayern fatura 873 mil euros por partida. Como são 17 jogos em casa pela Bundesliga, o ganho seria perto de 15 milhões de euros só nesta questão de alimentação. Sem contar os jogos pela Champions League e Copa da Alemanha.

Hoje, o faturamento comercial do Bayern é de 237,1 milhões de euros. E esse número deve aumentar nas próximas temporadas, uma vez que a Allianz Arena ganhou mais assentos recentemente (fixos e removíveis), possibilitando mais torcedores no estádio. A capacidade subiu para quase 75 mil pessoas.

A torcida foi fundamental para o pagamento do estádio, mas é sempre bom lembrar que o Bayern possui outras formas para arrecadação de recursos, como venda de camisas e produtos oficiais, visitas guiadas na Allianz Arena. E, claro, com seus parceiros acionistas do clube e que sempre injetam dinheiro.

Nenhum comentário