Ad Home

Últimas

Alemanha vence a Argentina na prorrogação e é tetracampeã mundial

ACABOU! ACABOU! É TEEEETRA! É TEEEETRA! ACABOOOOU! Mario Götze entrou no segundo tempo da final da Copa do Mundo para ficar marcado em toda história do futebol da Alemanha. Com um lindo gol aos sete minutos da etapa final da prorrogação, o meia-atacante decretou a vitória por 1 a 0 sobre a Argentina, no Maracanã.

Curta a página do Alemanha FC no Facebook

Depois de um vice-campeonato em 2002 e dois terceiros lugares, em 2006 e 2010, o título alemão veio no Brasil e o planeta se rende ao talento de uma das melhores gerações do país.

A primeira etapa foi bem mais mais movimentada que a segunda, com algumas boas chances de gols para ambas as equipes. A Argentina fez um tento em impedimento, enquanto a Alemanha acertou a trave. Como o tempo regulamentar terminou sem bola na rede, a decisão do Mundial foi para prorrogação, onde brilhou a estrela de Götze.

O técnico Joachim Löw pretendia mandar a campo o mesmo time que ganhou da França nas quartas de final e do Brasil na semifinal, mas o volante Khedira sentiu dores na panturrilha durante o aquecimento no gramado do Maracanã e foi vetado. Kramer foi o titular. Os argentinos também tiveram um desfalque importante, já que Di Maria não se recuperou de um problema na coxa esquerda e não entrou em campo.

Só dá Argentina

Higuain marcou, mas estava impedido
O primeiro tempo da Alemanha foi regular. A equipe manteve mais a posse de bola, como de costume, mas teve pouca inspiração para furar o bloqueio e esbarrou na boa defesa montada pela Argentina. Os argentinos jogaram recuados e apostavam nos contra-ataques em velocidade.

Na primeira oportunidade da partida, aos três minutos, Higuain chutou cruzado e Neuer só acompanhou a saída da bola. O atacante ainda teve uma chance de ouro aos 21, num recuo errado de Toni Kroos, mas, cara a cara com Neuer, finalizou à direita do goleiro alemão.

Higuain apareceu mais uma vez aos 29 minutos, chegou a balançar as redes para a Argentina, mas a arbitragem anotou o impedimento. Até então, os melhores lances eram dos sul-americanos.

Alemanha acorda no jogo

Aos 32 minutos, o volante Kramer não se sentiu bem após uma pancada que levou na cabeça minutos antes e teve que deixar a partida. Joachim Löw ousou na substituição e colocou Schürrle no seu lugar, deixando o time mais ofensivo. E a Nationalelf melhorou.

Em sua primeira participação mais efetiva, Schürrle obrigou o goleiro argentino Romero a fazer  difícil defesa no canto. O camisa 9 alemão aproveitou contra-ataque puxado por Müller e quase abriu o placar. Kroos também assustou a Argentina em chute colocado da entrada da área, defendido pelo arqueiro rival.

Antes do intervalo, mais uma chance para cada lado. Messi fez boa jogada pela direita e Boateng teve que salvar quase em cima da linha e, no último lance do primeiro tempo, Kroos bateu escanteio e Höwedes, sozinho na pequena área, cabeceou na trave.

Segundo tempo nervoso

Logo no segundo minuto da etapa final, o primeiro susto da Argentina. Messi recebeu entre os zagueiros alemães, invadiu a área e bateu à esquerda de Neuer. Conseguindo segurar um pouco mais o contra-golpe do rival, a Alemanha chegou com perigo aos 13, em cabeçada de Klose para defesa de Romero.

Siga o Alemanha FC no Twitter

O restante do segundo tempo foi bastante tenso, nervoso, estudado, com Messi tentando fazer as jogadas individuais pela Argentina, mas parando na defesa alemã. Com mais volume, a seleção europeia chegava bem até a entrada da área rival, sem finalizar.

Aos 36 minutos, Özil encontrou Kroos na meia-lua da grande área, mas o chute colocado saiu è esquerda do gol de Romero. Grande chance desperdiçada. Já nos acréscimos, o volante Biglia recuou a bola de forma errada, Götze recebeu na intermediária e arriscou de longe, sem perigo.

Götze entra para história

A prorrogação começou com a Alemanha em cima e perdendo uma oportunidade clara logo aos 40 segundos. Götze tocou para Schürrle, que bateu de primeira e exigiu grande defesa de Romero.

Aos seis, Palacio recebeu nas costas de Hummels, saiu cara a cara com Neuer, tentou tocar por cobertura, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Na segunda etapa do tempo-extra, aos sete minutos, Schürrle arrancou pela esquerda e cruzou para área. Götze dominou no peito e tocou na saída de Romero para arrancar o grito de gol de todos os torcedores da Alemanha pelo mundo. O tetra estava garantido.

FICHA TÉCNICA
ALEMANHA 1 x 0 ARGENTINA


Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Horário: 16h (de Brasília)
Data: 13 de julho de 2014, domingo
Árbitro: Nicola Rizzoli (ITA)
Assistentes: Renato Faverani e Andrea Stefani (ambos ITA)
Cartões amarelos: Schweinsteiger, Höwedes (ALE); Mascherano, Agüero (ARG)

GOL
Alemanha: Götze, aos 7' do 2º tempo da prorrogação

ALEMANHA: Neuer; Lahm, Hummels, Boateng e Höwedes; Kramer (Schürrle), Schweinsteiger, Kroos e Özil (Mertesacker); Müller e Klose (Götze).
Técnico: Joachim Löw

ARGENTINA: Romero; Zabaleta, Demichelis, Garay e Rojo; Mascherano, Biglia e Enzo Pérez (Gago); Messi, Lavezzi (Agüero) e Higuaín (Palacio).
Técnico: Alejandro Sabella

3 comentários:

  1. parabens á todos nos objetivo conquuistado!

    ResponderExcluir
  2. Gott sei Dank! Weltmeister....

    ResponderExcluir
  3. Me lembro em 2010, lá no antigo blog, quando perdemos para Espanha. Ganhar o Tetra no Brasil parecia uma utopia. Nunca um europeu ganhou nas Américas, teria que enfrentar o Brasil, teria o calor, os desafios de uma aventura nos trópicos...

    Mas essa é a seleção alemã de futebol. O que parece impossível, então ela é que faz. Ganhar da Hungria de Puskas era impossível, ganhar da Laranja Mecânica era impossível. Ganhar no Brasil era impossível...

    Viva o Tetra !

    ResponderExcluir