Ad Home

Últimas

Dia Internacional da Mulher na Alemanha – em busca da igualdade de gênero

No Dia Internacional da Mulher, o pessoal do Centro Alemão de Informação (@alemanJA) fez um texto bem bacana sobre como o pessoal na Alemanha celebra a data e como as mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço e respeito no país.


Confere aí:

Desde 08 de março de 1911 é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A Alemanha foi um dos poucos países a participar da primeira comemoração oficial dessa data. 106 anos já se passaram, e ainda há muito a fazer para alcançar a igualdade de gênero.

As mulheres nunca foram tão bem qualificadas na Alemanha. Em muitas faixas etárias elas superam os homens no quesito formação superior e qualificação acadêmica. No entanto, em pleno ano de 2017, ainda enfrentam uma série de obstáculos para fazer carreira ou para obter equiparação salarial com os homens. Apenas um terço das posições de gerência são ocupadas por mulheres. Quais são os motivos dessa desigualdade entre gêneros no mercado de trabalho e o que a Alemanha está fazendo para mudar esses números?

Mulheres no mercado de trabalho alemão

Em toda a Europa as mulheres ganham menos que os homens. Na Alemanha, a diferença salarial é de 21%. Possíveis motivos: mulheres geralmente exercem profissões com média salarial menor, nas áreas humanas ou sociais, ou trabalham com mais frequência em vagas de meio período. Isso, no entanto, ainda não é tudo. Quando se compara mulheres e homens que trabalham na mesma indústria e que possuem as mesmas qualificações, a diferença ainda é de 7%. Um claro índice da discriminação das mulheres no mercado de trabalho.

Medidas para alcançar a igualdade de gênero

O governo alemão possui diversas iniciativas e programas que buscam melhorar as oportunidades e condições das mulheres no mercado de trabalho: o salário mínimo, o subsídio parental, programas para reinserção no mercado de trabalho, maior valorização das profissões nas áreas humanas e sociais, lei de participação igualitária de mulheres e homens em posições de liderança e lei para incentivar a maior transparência salarial.

Por outro lado, a Confederação Alemã de Sindicatos (DGB) defende que os homens “reduzam sua carga horária em certos estágios da vida” e que empregadores ofereçam condições para que as mulheres que trabalham meio período possam, aos poucos, aumentar o tempo de trabalho.

Independente das medidas que já estão em vigor ainda há muito espaço para melhoras e para reflexão neste Dia Internacional da Mulher.

Alles Gute zum Frauentag =)
(Feliz Dia da Mulher)

3 comentários:

  1. o que isso tem a Vê com Futebol ?! Tinha que falar das mulheres no futebol alemão !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acompanhe nossas redes sociais, porque postamos notícia da Bundesliga feminina hoje: http://www.alemanhafc.com.br/2016/04/lugar-de-mulher-e-jogando-bola.html
      Abs

      Excluir