Ad Home

Últimas

Efeito dramático do coronavírus: Clubes da Bundesliga podem decretar falência ao fim da temporada

O coronavírus paralisou o futebol mundial e as consequências dessa crise podem ser drásticas para alguns clubes da Alemanha, incluindo times da primeira divisão da Bundesliga.

Com a paralisação esportiva no país e um possível cancelamento precoce das competições, os clubes perdem cerca de 680 milhões de euros em ingressos, direitos de TV e dinheiro de patrocínio. Para alguns, isso é uma ameaça real à existência.

Mas por que isso?

Diferente da Premier League (Inglaterra), Serie A (Itália) e LaLiga (Espanha), a Bundesliga não está protegida contra cancelamentos de jogos devido a pandemias. Em outras palavras: se a temporada não for concluída, o dinheiro da TV não entra para os clubes.

Segundo apuração do Bild, seis clubes seriam bastante prejudicados caso a Bundesliga seja mesmo finalizada sem que as rodadas finais sejam disputadas: Werder Bremen, Fortuna Düsseldorf, Mainz, Colônia e Paderborn, além do Nuremberg, da 2.Bundesliga.

Jan Lehmann, conselheiro do Mainz e diretor do clube, falou abertamente sobre isso. "Os pagamentos de mídia representam cerca de 60% da nossa receita. Se a taxa de maio não fosse paga, teríamos muito problema. Estamos falando de 15 a 16 milhões de euros. Seria difícil para nós continuarmos assim".

CEO do Mainz, Stefan Hofmann espera que as empresas e emissoras tenham solidariedade neste momento difícil. "Nesta situação, só é possível se manter com solidariedade. Isso afetará muitos clubes. Todos precisam superar isso", clamou.

Quem também comentou a possibilidade de falência de alguns clubes foi Thomas Röttgermann, CEO do Fortuna Düsseldorf. "Os clubes precisam se unir e mostrar solidariedade. Os mais ricos precisam ajudar aqueles que têm problemas econômicos", avaliou.

Resta aguardar para saber como será o futuro dos clubes após o fim da crise pelo coronavírus.

Um comentário:

  1. Resta aos clubes mais ricos e a TV dividirem a "conta" e ajudarem os clubes que necessitam...temho certeza que não fará falta e acordos tbm podem ser feitos, como ceder jogadores, etc...é algo simples de se resolver...

    ResponderExcluir